Saber sobre a história das primeiras cidades do Brasil é uma ótima forma de compreender como alguns cenários urbanos foram formados. Apesar de que cada uma tenha tido a sua própria formação, o país ainda apresenta, em grande parte do território, bases parecidas que fazem com que as cidades apresentem algumas características em comum.
As primeiras cidades como Ur e Babilônia, surgiram na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigres e Eufrates, no atual Iraque. Por volta de 2500 a.C, acredita-se que Ur chegou a ter 50 mil habitantes, enquanto Babilônia, 80 mil.
Com o desenvolvimento da pecuária e a entrada pelo interior do continente, novas aldeias e vilas foram se formando para poder oferecer pouso, descanso e algum comércio aos tropeiros, condutores das tropas de mulas que transportavam as mercadorias pelo interior do Brasil.
Voltando um pouco no tempo, em 1500, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, mais precisamente onde hoje está a região nordeste. Mesmo que a chegada ao Brasil tivesse a sua importância, os portugueses estavam com foco na venda de especiarias na Índia. Por isso, demorou cerca de 30 anos até que a expansão colonial de fato acontecesse.
Pode-se dizer que foi a partir desse contexto histórico que as primeiras organizações territoriais começaram a ser formadas. É fato que essas organizações possuíam funções estratégicas, o que fazia com que elas fossem diferentes das vilas que foram desenvolvidas para que as expedições de povoamento das terras brasileiras fossem viáveis.
A divisão foi feita e 15 lotes de terra foram divididos, formando então 14 capitanias hereditárias. Por mais que os portugueses acreditassem fielmente que essa ideia iria dar certo, o resultado foi outro. Entre as 14 capitanias hereditárias existentes, somente duas prosperaram, a de Pernambuco e São Vicente.
Com a instituição das Capitanias Hereditárias, várias vilas foram fundadas no Brasil pelos donatários, a partir de 1535. Foram oito vilas só na Capitania de Porto Seguro, antes de 1546, demonstrando que os núcleos coloniais naquela região eram antigos.
A primeira vila: São Vicente, fundada por Martim Afonso (1532). A fundação da vila de Santos: por Brás Cubas (1546). As vilas fundadas por Duarte Coelho: Olinda e Igaraçu.
Bom, o que interessa aqui de fato é que o medo que os portugueses tinham em perder as terras os fizeram dividi-las para entregar para os Capitães Donatários, que iriam cuidar dessas áreas. Vale dizer que mesmo que eles passassem agir como donos das terras, elas ainda pertenciam a Coroa Portuguesa.
As primeiras cidades como Ur e Babilônia, surgiram na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigres e Eufrates, no atual Iraque. Por volta de 2500 a.C, acredita-se que Ur chegou a ter 50 mil habitantes, enquanto Babilônia, 80 mil.
As primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque), depois vieram as cidades do Vale do Nilo, do Indo, da região mediterrânea e Europa e, finalmente, as cidades da China e do Novo Mundo ¹.
A região que hoje conhecemos como São Vicente já era dotada desses locais e isso fez com que ela tivesse força para crescer com base nos ideais da administração portuguesa da época. É claro que todo esse movimento era movido por interesses estratégicos.
Para entender o contexto histórico, a seguir serão apresentadas as 14 Capitanias Hereditárias, assim como seus donatários[1]:
A história do Brasil é muito rica e saber detalhes sobre ela faz com que se possa resgatar as raízes, entender comportamentos e ter um esclarecimento de como os contextos sociais foram se formando.
São eles: metrópoles (grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole), capitais regionais (A, B e C), centros sub-regionais (A e B) e centros de zona (A e B). Por fim, há os centros locais, que são representados pelos restantes dos municípios em que a sua importância não extrapola os limites municipais.
Antes de explicarmos qual foi a primeira cidade brasileira, é importante dizer que o Brasil viveu, durante muito tempo, em meio a um processo exploratório que iniciou em 1500, ano em que os portugueses chegaram ao país.
Diante disso, o presente artigo do umCOMO irá contar qual foi a primeira cidade do Brasil, mostrando detalhes sobre a sua fundação, assim como o seu desenvolvimento até os dias atuais.
A região em que hoje está localizada a cidade de Santos foi descoberta em 1502, mas somente em 1543 que a sua fundação ocorreu. O interessante é que a cidade foi ponto de partida dos bandeirantes.
As primeiras cidades foram construídas por ordem do Rei de Portugal para defender o território do Império Português: Salvador (1549), São Sebastião do Rio de Janeiro (1565), Paraíba (1585), São Cristóvão (1590, em Sergipe), Natal (1599) e Belém (entre 1616 e 1628). , exceções feitas a São Luís (1612), fundada ...
A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes.
São Sebastião do Rio de Janeiro, nome que recebeu ao ser fundada em 1565, começou a ser construída próxima a Baía de Guanabara. O fato histórico que fez com que a cidade fosse fundada foi uma briga que ocorreu entre portugueses e franceses, que disputavam o domínio da região.