Quando Morreu Buster Keaton?

Quando morreu Buster Keaton

Buster Keaton, diretor, roteirista e considerado um dos três maiores atores cômicos do cinema mudo, morre em 1º de fevereiro de 1966 em Los Angeles, Califórnia, vítima de um câncer de pulmão. 

Em que ano nasceu Buster Keaton?

Fracassado nas telas e mal compreendido, Buster foi demitido da MGM por causa do alcoolismo. Seguiu fazendo pontas em alguns filmes. Em “A noiva desconhecida” (In the Good Old Summertime), de 1949, faz um empregado atrapalhado numa loja de instrumentos musicais. Dois anos depois aparece jogando cartas com Anna Nilson e Gloria Swanson, companheiras do cinema mudo, no clássico Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard). Os três formam uma espécie de melancólicos sobreviventes de uma era onde eram reconhecidos. Em 1957 sua vida foi levada às telas no filme “O palhaço que não ri”, com Donald O’Connor, no papel título.

“The General’ foi um dos mais caros, e também um dos menos reconhecidos na época. Keaton preocupou-s com os mínimos detalhes, roupas, cenários, figurantes, minúcias nas batalhas e efeitos de sobreposição e edição de imagem; embora tivesse todo esse cuidado, as platéias não deram o devido valor ao filme, que acabou lhe causando prejuízos. Hoje em dia o filme é considerado uma das obras primas do cinema mudo e não raro constando nas listas dos melhores já realizados.

De acordo com relatos de Eleanor, até o dia antes de ter falecido, em 1 de fevereiro, Keaton ficava fora de sua cama, e andava pelo quarto, até mesmo jogando cartas com os amigos que iam visitá-lo.

Filmografia

Filmografia

Embora tenha ganhado uma boa quantia em dinheiro ainda jovem, Buster permanecia como empregado da MGM, e tinha que seguir as regras de Louis B. Mayer, o que, inevitavelmente, limitou sua criatividade. Após perder quase tudo para sua ex-esposa Natalie, tornou-se alcoólatra e teve sua carreira abalada. Depois disso, a chegada do cinema sonoro, e poucos eram os produtores que estavam dispostos a investir em suas comédias. Era um gênio, e apesar disso, teve que se contentar com obras ruins e de mal gosto, para sobreviver.

O ator nasceu em outubro de 1895, no Kansas (EUA), filho de pais que trabalhavam no teatro de Variedades (Vaudeville) com o mágico Houdini. O apelido “Buster”, inclusive, foi dado a ele pelo famoso mágico. A família apresentava-se como os “The three Keatons”, mas o grupo acabou e o jovem ator resolveu procurar emprego em teatros e, como muitos estavam fazendo naquela época, também no cinema. Em um dos testes, em 1917, conheceu Roscoe “Fatty” Arbuckle, ator da Keystone (aqui no Brasil conhecido como Chico Bóia), que lhe ajudou a conseguir uma ponta em “The butcher boy”, no mesmo ano. Depois de pequenas participações, Buster começou a ganhar destaque.

Leia também

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Arbuckle era um diretor de curtas, e Keaton participou de 14 deles durante a década de 1920. Os curta-metragens faziam sucesso, e o rosto sorridente do ator — que viria a ser eternizado ironicamente por sua cara séria — chamava a atenção do público.

Nascido Joseph Frank Keaton, em 4 de outubro de 1895, na cidade de Pickway, Kansas, foi influenciado desde bebê pelos pais, comediantes do estilo "vaudeville". Com eles, formou um grupo humorístico chamado Os Três Keatons. Em uma das apresentações, quando Keaton tinha apenas um ano de vida, caiu de uma escada e, surpreendentemente, saiu incólume do acidente. O grande mágico Harry Houdini que acompanhava como mágico a trupe e assistira à cena, apelidou-o de Buster (destruidor), nome com que passou à história.

"Temperaturas continuarão subindo"

As revoluções tecnológicas sempre foram marcadas pela dificuldade das pessoas apegadas ao passado de se adaptarem a um novo mundo que está por vir. Seja depois da invenção da televisão, do rádio, do cinema ou mesmo da internet, o mercado acaba engolindo aqueles que não se adaptam aos novos meios de consumo.

Logo após a sua separação, o ator foi internado em uma clínica para se reabilitar do vício em bebidas — onde existe o boato que ele se soltava da camisa de força utilizando métodos que teria aprendido com Houdini.

Todavia, até hoje, seu filme mais famoso é A General, que discute um incidente real da Guerra Civil Americana. O filme recebeu críticas positivas e negativas na época, especialmente levando em consideração se tratar, de maneira cômica, um período sangrento da história americana, mas hoje é considerado um clássico do cinema mudo.

Pontos de inflexão positivos como solução

Foi o início de uma nova era, a do cinema falado. Aconteceu no dia 6 de outubro de 1927 com a exibição de "O cantor de jazz" (The Jazz Singer), de Alan Crosland, em Nova York.

Uma das características do ator era manter seus personagens impassíveis, sérios e com a mesma expressão facial em todos os filmes. Com esse comportamento, Keaton recebeu o apelido de “o grande cara de pedra” ou “o homem que nunca ri”.

Últimas notícias

Acervo é o conteúdo de uma coleção privada ou pública, que pode reunir livros, jornais, fotografias, documentos, obras de arte, objetos e outros tipos de material de pesquisa.

Em 1928, Buster Keaton iria realizar o que ficou conhecido como a pior decisão de sua vida: ele assinou um contrato com a gigante MGM. O grande problema de assinar com uma produtora colossal como a Metro-Goldwyn-Mayer era que sua liberdade criativa estaria seriamente comprometida em detrimento dos interesses financeiros de quem era seu chefe.

Os atores tinham que memorizar foneticamente o que deveriam dizer em cada língua, e fazer a cena correndo logo em seguida. Para Keaton era o inferno, já que tinha que encenar filmes “sujos” — como ele viria a classificar — não somente uma vez, bem como três.

Quem foi um dos grandes ícones do cinema mudo?

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Como Buster Keaton era conhecido?

Como Buster Keaton era conhecido?

Keaton estava em baixa com a queda do cinema mudo, e a MGM demitiu o ator durante a filmagem do filme Entre Secos e Molhados, de 1933. O filme viria a ser um grande sucesso, que só foi percebido pelos produtores após a demissão de Buster, que passou a participar de filmes independentes na Europa. Isso porque não abria mão do cinema mudo.

Nos primeiros filmes do ator que tinham som, ele e seus colegas tinham que fazer todas as cenas três vezes, uma em inglês, outra em espanhol e a última em francês ou alemão, já que os recursos sonoros eram novos e não se tinha conhecimento da dublagem para longas.

O ator não caiu em total esquecimento, é verdade, mas até a sua morte, em 1966 com 70 anos, ele não teve mais o lugar de destaque que um dia tivera. As pessoas tiveram dificuldade de associar sua figura a qualquer obra que tivesse som, e também, por outro lado, Buster não se desprendeu tão fácil do formato pelo qual se tornou um dos maiores artistas do cinema.

Qual foi o primeiro filme de Buster Keaton?

Teve o primeiro destaque na carreira em 1917, no filme “The Butcher Boy”. Três anos depois, começou a dirigir os próprios curtas.

Quem foi um dos pioneiros do cinema mudo?

No final do século 19, diversos inventores como Thomas Edison e os Irmãos Lumière trabalharam em máquinas que captavam e projetavam imagens. Com a invenção de tais máquinas, nasceu o Cinema e a primeira fase foi a Era do Cinema Mudo, que ocorreu entre 1894 a 1929.

Quando e onde surgiu o Cinema falado?

Foi o início de uma nova era, a do cinema falado. Aconteceu no dia 6 de outubro de 1927 com a exibição de "O cantor de jazz" (The Jazz Singer), de Alan Crosland, em Nova York.

Como surgiu a expressão cinema mudo?

Com o cinematógrafo em mãos, os irmãos Lumière começaram a produzir seus filmes, cuja apresentação pública foi realizada pela primeira vez em 1895, na França. ... Foi pelo fato dos filmes não terem sons que surgiu a expressãocinema mudo”, os atores falavam e em seguida surgia a legenda na tela.

Qual era a função da música no cinema mudo de 1900?

Para alguns profissionais da indústria cinematográfica da época, a música tinha o simples papel de abafar o barulho produzido pelo projetor. Para outros, ela ajudava a contar uma história, ou seja, era indispensável para provocar emoções relacionadas ao enredo apresentado pelo filme.

Quais são as principais características do cinema mudo?

Um filme mudo é um filme que não possui a trilha sonora de acompanhamento que corresponde diretamente às imagens exibidas, sendo esta lacuna substituída normalmente por músicas ou rudimentares efeitos sonoros executados no momento da exibição.

Qual o nome do filme que foi extremamente importante para o cinema mudo?

Metropolis (1927) Mesmo que até à data ninguém compreenda muito bem os interstícios da história.