Já imaginou acordar e perceber que em sua corrente há milhões de reais que apareceram em um passe de mágica? O que você faria com esse dinheiro? Recentemente, um caso do tipo chamou a atenção do Brasil. No Rio de Janeiro, um homem se deparou com R$ 120 bilhões em sua conta por causa de um erro cometido pela Caixa Econômica Federal. Esse erro faz com que muitas pessoas fiquem com uma pergunta na cabeça: se eu receber um depósito por engano na minha conta corrente, eu sou obrigado(a) a devolver?
Ainda que o contemplado com o depósito ou recebimento de dinheiro por equívoco não tenha percebido, não é permitido ser omisso. Tem a obrigação de devolver o dinheiro ao seu verdadeiro dono, sob pena de configurar o que se chama no meio jurídico de “enriquecimento sem causa”.
Boa noite tenho uma conta banco online e apareceu na minha conta um investimento de 9.000 mil reais e ñ fui eu que fiz nunca na minha conta caiu mas que 1.000 mil reais, no meu saldo apareceu 8.999.41 negativos. Recebi um valor de 100.00 que fui olhar se tinha caído caiu só que o banco descontou desde 8.999.41 ficou 8.899.41 como se eu estivesse devendo ao banco, sendo que nem cartão de crédito tenho para dever minha conta e corrente mas ñ tenho como fazer empréstimo nem nAda , ñ sei da onde apareceu esse investimento em lcda , liguei no número do banco depois de 2 dias tentando atenderam e dizeram iriam verificar e me da um retorno mas ja passou uma semana esta este valor la de 8.899.41 e saldo negativo nem o dinheiro que tinha la posso itilizar diz que ñ tenho saldo. Oque devo fazer?
Mas no caso de um depósito, a situação fica um pouco pior, porque você levará mais tempo para refazer o pagamento. Nesse caso, ainda será necessário ligar para o atendimento ao consumidor do banco e pedir orientações sobre como refazer o pagamento.
Fiz uma transferência onde o valor era de 100,00 e coloquei um 0 a mais, total de 1000. A dona da conta informou que o namorado dela que tinha posse do cartao e senha dela onde fez a retirada. A mesma informa depois de 20 dias que não está mais com o namorado e que não vai devolver o dinheiro. O que fazer?
Agora, se estamos falando de um depósito errado que o banco não estornou, você pode entrar em contato com o banco para o qual enviou o valor ou até com quem é dono da conta para a qual o dinheiro foi enviado.
Apesar de parecer um problema simples de ser resolvido, saiba que o prejuízo pode ser maior dependendo da dívida que deveria ter sido paga com o dinheiro que voltou. Por exemplo, no caso do atraso de um aluguel, o dono do imóvel tem o direito de cobrar multa pelo atraso. Vale a pena explicar a situação, mas entenda que nem sempre ele vai deixar de cobrar por esse atraso.
A orientação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é que, ao notar um valor errôneo em sua conta, o titular desta conta deve contatar imediatamente o gerente do banco para informar o erro. Além disso, o dinheiro que entrou equivocadamente na conta não deve ser movimentado pelo titular, pois, se a transferência foi realizada pelo banco, logo que o erro for identificado, o estorno deverá ser feito automaticamente. Caso o depósito tenha sido feito por terceiros, os bancos não têm ingerência sobre a devolução dos valores, diz a Febraban.
Uma das interpretações possíveis para o caso é que as quantias depositadas indevidamente em uma conta corrente devem ser devolvidas sob pena enriquecimento ilícito favorecido. Um indivíduo não pode ter ganho enquanto o outro tem prejuízo sem uma causa justificada, caindo em um tipo de ação “in rem verso”. Caso seja comprovado que foi creditada uma quantia que não deveria cair naquela conta, mesmo que por erro da instituição bancária, é dever do correntista que foi favorecido com a ação avisar o banco e devolver o crédito indevido que foi recebido, sem ter nenhum custo pela transferência.
Boa tarde, fiz um pagamento total de uma fatura de um cartão de crédito, e apos dois dias o pagamento caiu. Entretanto, após alguns dias, apareceu novamente o mesmo valor pago na fatura, ou seja fiquei então com este valor como saldo positivo, diminuindo nas despesas atuais. Neste caso, devo entrar em contato com a empresa? Se acaso, eles não perceberem o erro, e eu não comunicar, é roubo?
Art. 1º - A cobrança de tarifas pela prestação de serviços por parte das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil deve estar prevista no contrato firmado entre a instituição e o cliente ou ter sido o respectivo serviço previamente autorizado ou solicitado pelo cliente ou pelo usuário.
A conta corrente é voltada sobretudo para aqueles que desejam fazer circular dinheiro e realizar as mais diversas transações bancárias. O titular de uma conta corrente tem direito à cheques, realização de TED e DOC, acesso à cartão de crédito e fazer aplicações em investimentos. Além disso, o titular pode fazer até quatro saques por mês sem pagar nenhuma taxa extra.
Por se tratar de um assunto complicado e cheio de detalhes, separamos as principais regras de como agir diante de algumas situações para tornar mais fácil o entendimento sobre o assunto. Para saber mais, basta continuar lendo.
Caso aconteça algum erro com o seu depósito, saiba que você não descobrirá na mesma hora se o dinheiro foi para a conta errada, exatamente pelo tempo de compensação do banco. E o mesmo vale para o cheque: se ele estiver sem fundo ou faltando alguma informação, você saberá somente depois. Por isso, é muito importante guardar o comprovante de qualquer depósito que você fizer.
Vou devolver o dinheiro com certeza, mas queria saber quanto vou pagar dessa transação par descontar o valor a ser devolvido, pois não é justo eu pagar as despesas bancárias por um erro deles.
Contudo, não existem só pontos positivos na conta corrente. Alguns bancos cobram taxas bem altas para a manutenção delas, mas o Banco Central determina que alguns serviços devem ser gratuitos. Confira:
”Existe uma figura clara no Código Civil chamada de pagamento indevido. O sujeito não era credor e não tinha direito a nenhum recurso, mas por erro foi realizado um pagamento, uma transferência. Isso obriga essa pessoa a fazer a restituição do valor eventualmente usado, pura e simplesmente.”
Fiz estagio em uma empresa durante 1 ano e meio, sai antes de vencer o contrato, mas eles ainda estão enviando o salario normalmente, ou seja, não deram baixa no meu contrato ainda, o que pode acontecer se eu utilizar o dinheiro?
Uma boa oportunidade para ganhar um dinheiro extra, é fazendo salgados para festas e eventos. Você pode começar apenas com algumas opções, e depois ir ampliando o cardápio. O importante é prezar pela qualidade, para fidelizar a clientela e se beneficiar da propaganda “boca-a-boca”.
Caso tenha confirmado a transferência no nome da pessoa errada será necessário entrar em contato com o gerente da conta para verificar a viabilidade de se fazer o estorno. O banco entrará em contato com a pessoa que recebeu a transferência e, caso ela aceite fazer a devolução, o valor será lhe devolvido.
Caso tenha feito uma transferência ou depósito no caixa eletrônico a vítima deve tomar as seguintes ações: Comunicar o mais rápido possível o banco de origem dos recursos – Em muitos casos é possível cancelar uma transferência que foi agendada.
O estorno do dinheiro recebido com Pix pode sim acontecer, mas com ressalvas. ... Em suma, o consumidor pode cancelar a transação pelo Pix antes da última etapa, que é confirmar a senha de quatro dígitos. Para ter o dinheiro que transferiu de volta, deve-se pedir que o recebedor do Pix faça a devolução do valor pago.
Infelizmente não é possível cancelar um Pix já feito. Quando efetuamos uma transferência, a mesma só pode ser cancelada quando programada ou quando não foi feita em horário útil. No caso do Pix, como é instantâneo, não há a possibilidade de cancelar em nenhum banco, incluindo o Banco do Brasil.
Caso tenha confirmado a operação no nome da pessoa errada será preciso entrar em contato com o banco para pedir o estorno. O procedimento é demorado pois a instituição precisa entrar em contato com o correntista que recebeu os valores para verificar se ele autoriza a devolução.
O Nubank, assim como todas as operadoras de cartão de crédito, é apenas um meio de pagamento. Nós não temos autonomia para estornar nenhum valor – apenas ajudamos a intermediar o processo com as lojas. Por isso, o primeiro passo do estorno é procurar o estabelecimento e pedir cancelamento.
Se o pagamento estiver agendado, geralmente é possível cancelar direto pelo seu aplicativo de internet banking, mas caso tenha algum problema em solicitar o cancelamento, o ideal é entrar em contato com seu banco para verificar as regras de cancelamento dessa transação.
Então, para cancelar um boleto de depósito basta apenas deixar o mesmo vencer, pois assim que o boleto passa da data de vencimento, o mesmo é cancelado automaticamente. Fique tranquila! Basta gerar outro boleto e “ignorar” este que você já havia gerado!
Caso o pagamento ainda não tenha sido efetivado, o cancelamento deve ser feito da seguinte forma:
Para cancelar um pagamento de boleto, conta ou tributo, você deve entrar em contato com a instituição ou beneficiário da cobrança, cujo nome pode ser consultado no comprovante de transação. Caso você tenha um pagamento agendado, descubra como cancelar um agendamento de pagamentos.
Portanto, a empresa tem a obrigação de devolver o valor pago em duplicidade. A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a empresa e explicar o ocorrido. Normalmente, as empresas oferecem crédito para próximas compras, pois isso pode facilitar o fluxo de caixa delas.