Em 4 de novembro de 1933 era fundada por 72 empresários, a Viação Aérea São Paulo (Vasp), que em 12 de novembro de 1933 numa cerimônia no Aeroporto Campo de Marte, iniciou seus dois voos inaugurais, com as linhas, São Paulo a São José do Rio Preto com escala em São Carlos e São Paulo a Uberaba com escala em Ribeirão ...
21 de janeiro de 1976
Santos Dumont
Foi em 23 de outubro de 1906 que Alberto S. Dummont apresentou um rústico avião a uma comissão julgadora, o 14-Bis, marcando dessa forma a origem da aviação.
A autoria da invenção do avião ainda gera debates. Enquanto os brasileiros creditam o feito a Santos Dumont, em 1906, os norte-americanos, por exemplo, atribuem o primeiro voo da história aos irmãos Wright, três anos antes, em 1903.
Desenvolvedores como Louis Breguet, Paul Cornu, Juan de La Cierva y Codorniu, Émile Berliner, e Igor Sikorsky abriram caminho para este tipo de aeronave. O primeiro voo bem-sucedido e registrado de um helicóptero ocorreu em 1907, realizado por Paul Cornu, na França.
Igor Sikorsky
Passados alguns anos, vários testes e protótipos não deram em nada. Foi só em 1938 que o alemão Anton Flettner criou o primeiro helicóptero realmente funcional. O FL 265 deu o pontapé inicial a tudo que conhecemos hoje sobre voo em helicópteros.
Em 1948, a empresa Socoprala, sediada em Orlândia, SP, comprou um pequeno Helicóptero Bell 47 D, equipado com motor Franklyn, que recebeu o prefixo PCH. O seu piloto, Renato Arens, treinado na fábrica, é considerado o primeiro piloto de Helicóptero brasileiro .
O helicóptero tem capacidade para um piloto e cinco passageiros, velocidade máxima (VNE) de 287 quilômetros por hora, autonomia com tanque standard de 4,14 horas (com velocidade de máxima autonomia) e alcance com tanque standard de 661 km (sem reservas, com velocidade de cruzeiro rápido).
Basta pagar R$ 4 milhões. Esse é o preço do acabamento feito pela marca alemã para o ACH 145 Line, nova versão do helicóptero da Airbus que chegou ao Brasil.
A autonomia do helicóptero é de 540 litros de combustível para três horas e meia de voo, e a cada 100 horas de voo é necessária uma inspeção, conforme exigência da Agência Nacional de Aviação (Anac).
Quanto de combustível gasta esse helicóptero? Esse helicóptero gasta mais ou menos, aproximadamente, sessenta litros hora.