As barreiras mecânicas também favorecem a polinização cruzada. O exemplo clássico é a alfafa, que tem uma membrana sobre o estigma que impede a fecundação do grão de pólen da própria flor. A fecundação só ocorre quando a barreira é rompida por insetos polinizadores, que trazem pólen de outras plantas.
Conseqüências da alogamia: Indivíduos da população têm vários locos heterozigóticos: permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética); ... Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigose e carga genética elevada; 3.
A seleção recorrente é um processo cíclico de seleção de indivíduos ou famílias dentro de uma população geneticamente heterogênea, seguido de recombinação (intercruzamento) dos indivíduos selecionados para formar uma nova população; esta, por sua vez, é utilizada para iniciar novo ciclo de seleção (CORDEIRO, 2001; ...
Endogamia em plantas é o efeito do cruzamento natural ou artificial entre indivíduos relacionados por ascendência, ou seja, que possuem certo grau de parentesco entre si.
Plantas alógamas são plantas que fazem, preferencialmente, polinização cruzada. Neste caso, a fertilização acontece quando o pólen de uma planta fertiliza o estigma da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.
A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).
A polinização é o processo pelo qual ocorre transporte de pólen para uma determinada planta felizando-a e a fecundação é o processo que ocorre depois que o pólen entra em contato com plantas,assim o que ´corre é que o pólen da outra planta estará fecundando outra, assim dão origem a frutos,sementes...
É o fenômeno da protandria, que favorece a polinização cruzada. A liberação dos grãos de pólen geralmente ocorre desde o nascer do sol até ao meio dia, sendo que temperaturas muito elevadas e dias muito secos reduzem a viabilidade dos mesmos.
Apomixia é um modo de reprodução assexuada por sementes de grande interesse por seu potencial de aplicação biotecnológica. A progênie de uma planta apomítica é idêntica à planta-mãe.
O milho é uma espécie alógama e sua polinização ocorre predominantemente por cruzamento (95%), que neste caso, faz com que ocorra troca de genes entre os próprios indivíduos.
Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).
Função. O pendão produz pólen. Esse pólen é o que faz com que a espiga de milho brote e amadureça. Ele cai do pendão e é levado pelo vento até a seda das espigas, que é a flor fêmea do pé de milho.
Por ser rico em vitamina C, a planta fortalece o sistema imunológico e mantém pele e cabelo saudáveis. Foto: Reprodução. Dessa forma, o sabugueiro pode ser utilizado em quadros febris, visto que é um poderoso antitérmico; ajuda a tratar problemas renais, reumatismo, prisão de ventre e evita o envelhecimento precoce.
Na verdade, os “cabelos” ou a “barba” do milho servem para transportar os grãos de pólen que vão fecundar os óvulos da espiga, dando origem aos frutos desse vegetal, os grãos de milho. ... O lado masculino é representado pelo pendão, a parte superior da planta que contém as flores com pólen.
5 dias
Uma planta adulta rende aproximadamente 150 estacas de 2 gemas, sendo que de cada uma pode produzir de 4 a 8 brotos para enraizamento. Nas condições de Roraima, a obtenção de uma muda pronta, do corte da estaca de 2 gemas até a condição de plantio , leva em torno de 35 dias .
Sudeste
O plantio é realizado a partir de pedaços de caule de plantas adultas saudáveis, denominados manivas, com 15 a 25 cm de comprimento e cerca de 2,5 cm de diâmetro. 3. As manivas são colocadas em sulcos ou covas de 5 a 10 cm de profundidade, podendo ser dispostas na posição horizontal, vertical ou obliqua.