Muitas vezes os cachorros têm posturas corporais difíceis de compreender, porém contêm muita informação sobre o pet. Sabia que certas posições e atitudes transmitem um sentimento, sensação ou desejo do animal?
Um sintoma de feridas na orelha do cachorro é o inchaço da outra inteira ou apenas de sua borda. Na maioria das vezes, esse inchaço está relacionado a inflamações ou alergias.
As feridas na orelha do cachorro podem apresentar diversos aspectos, tanto na parte interna quanto na parte interna ou nas bordas. Sendo as mais comuns com:
Para responder às suas questões, não deixe de ler os próximos tópicos. Vamos elaborar uma lista dos sentimentos e dos respectivos sinais. As orelhas são uma base importante desta interpretação, no entanto não podemos deixar de lado os outros sinais que o cachorro está dando. Por essa razão, vamos explicar toda a posição corporal de cada situação.
Nos casos mais graves, onde o machucado é fruto de um tumor, o médico-veterinário pode recomendar uma cirurgia. Assim, será possível remover o tumor e restabelecer a saúde do pet.
Em alguns cachorros, o pavilhão auricular, ou pavilhão auditivo, composto de uma lâmina de cartilagem coberta em ambos os lados por uma camada de pele e pelo, se apresenta naturalmente em posição ereta. Quando este tipo de cachorro fica com uma ou ambas as orelhas penduradas, surge a preocupação de alguns cuidadores.
Os filhotes de cachorro, imitam muito os cachorros que os rodeiam, simulam lutas, mordem as orelhas, rolando, etc. Já os adultos adotam uma posição característica e conhecida por todos nós:
Em todo caso, deve-se levar em conta que curativos, suplementos ou remédios caseiros com o objetivo de levantar as orelhas são contraproducentes e podem gerar um efeito oposto ao desejado. Portanto, se você está preocupado com a posição das orelhas do seu cachorro, vá ao veterinário. Qualquer ação deve ser mediada por este profissional. Claro, deve-se ter certeza de que o cachorro pertence a uma raça de orelhas levantadas. Existem técnicas cirúrgicas que podem levantar as orelhas, mas primeiro é importante questionar a ética de submeter um animal a uma operação e a um pós-operatório apenas por um ideal estético humano, que não tem a menor importância para o cachorro.
As orelhas dos cães e dos gatos são muito móveis devido aos seus músculos e, em determinadas situações, adquirem posições distintas. Essas posições, juntamente como o restante corpo, se designam de linguagem corporal e é através dela que conseguimos perceber o que o animal está vivenciando.
O medo, a agressividade, o desejo de brincar, a euforia, a tristeza ou a dor são alguns dos exemplos que podemos tentar perceber simplesmente pela posição das orelhas do cão e do restante corpo. Apesar de, muitas vezes, estarem associados sons (como o latir ou rosnar), é a linguagem corporal que vai indicar o que está na cabeça dos pets. Por exemplo, um cachorro latindo ou rosnando pode estar querendo brincar ou, pelo contrário, pode estar tentando marcar posição para avisar o pré-ataque. É aí que você se pergunta como distinguir entre uma ou outra situação.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
A otite canina é uma inflamação que pode ocorrer tanto na parte interna quanto externa do ouvido do animal.
Nestes casos, o fato de o cachorro ter uma ou ambas as orelhas caídas é um problema exclusivamente estético que não implica quaisquer repercussões para a sua saúde. Além disso, deve-se levar em consideração que cachorros de raças com orelhas levantadas as manterão penduradas até aproximadamente 5 a 8 meses de idade. Eles podem levantar apenas uma primeiro e, depois, a outra. Não há um prazo fixo. Cada indivíduo seguirá seu próprio ritmo.
O tratamento das feridas na orelha do cachorro pode variar de acordo com o fato causador da enfermidade. Mas, de maneira geral, é feita com medicamentos prescritos pelo veterinário.
Existem diferentes condições que podem fazer um cachorro ficar com uma orelha caída. Geralmente, essas causas produzirão uma série de sintomas que devem te fazer levá-lo ao veterinário. Uma intervenção precoce geralmente impede que a queda da orelha seja permanente. Por outro lado, se o cachorro não receber assistência, por exemplo, os cães que se encontram em situação de abandono, é quando o dano na orelha se torna permanente, não sendo mais possível recuperar a sua posição vertical inicial. Infelizmente, isso não é raro em cachorros retirados da rua. É quando a orelha fica caída e, em vários casos, deformada.
Com este artigo do PeritoAnimal vamos explicar o que significam os movimentos das orelhas do cachorro e quais sentimentos poderão estar associados a eles. Se você quer saber mais sobre o significado das posições dos cachorros e das orelhas de cachorros, continue lendo este artigo.
Para entender a causa e qual o tratamento mais indicado, você deve consultar o médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico.
Além disso, é importante realizar uma higienização correta na orelha do cachorro, pelo menos uma vez por semana. No entanto, se ele não tem orelhas caídas, a higienização não precisa ser feita semanalmente, e, sim, a cada 15 dias ou quando você reparar que ela está suja. Lembre-se de usar lenços para a higienização e nunca utilizar cotonetes ou algodão, que podem lesionar a orelha do seu pet, além de empurrar cera para o interior do ouvido.
Fatores como raça e porte não influenciam a forma com que os cachorros usam as orelhas. Embora os cães tenham anatomias diferentes, os movimentos serão os mesmos e vão denunciar os mesmos sentimentos, como medo, felicidade e tristeza.
Os hematomas, especificamente conhecidos como otohematomas, geralmente aparecem quando o cachorro balança a cabeça fortemente ou coça a orelha. Nestes casos, seria necessário descobrir o que está causando o desconforto e a coceira que o cachorro pretende aliviar. Tanto os abscessos quanto os otohematomas devem ser examinados pelo veterinário. Em ambos os casos, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para evitar deformações permanentes que deixarão a orelha caída.
Se o cachorro já tem mais de 8 meses e ainda não as levantou, pode ser devido a problemas genéticos. Ou seja, se seus pais não tinham ambas as orelhas totalmente eretas, é bem possível que o seu cachorro também não consiga levantá-las. Em uma porcentagem menor dos casos, as orelhas não sobem devido a sérios problemas de alimentação ou patologias como as que explicaremos nas próximas seções.