Nessas horas, muitos tutores não sabem muito bem o que fazer quando o olho do gato está está lacrimejando, mas o segredo é manter a calma e tentar fazer uma análise da situação. Em alguns casos, somente o médico veterinário poderá ajudar. Para te guiar nisso, o Patas da Casa te conta a seguir sobre as principais causas do problema e como lidar com um gato com olho lacrimejando.
Estes últimos, presentes na córnea, estão em quantidade suficiente para proteger os olhos do felino de agressões externas como poluição, microrganismos ou mesmo um pequeno inseto. Assim, os olhos do gato evacuam esses indesejados naturalmente e evitam infecções.
Este pode ser o caso em caso de forte luz solar, em caso de forte corrente eléctrica ou mesmo em caso de exposição excessiva a poeiras. Não há nada de surpreendente e o gato pode apresentar uma reação lacrimal transitória devido a essa agressão externa.
É natural que, ao perceber o olho do gato lacrimejando, surjam várias dúvidas sobre o que o sintoma pode indicar. Para começar, é preciso saber diferenciar a lubrificação da lacrimação: no primeiro caso, trata-se de um processo natural do corpo que serve para deixar os olhos do gato lubrificados, limpando o globo ocular e protegendo-o de agentes externos.
No caso da conjuntivite também pode aparecer vermelhidão. O tratamento ocular pode ser prescrito pelo veterinário se a limpeza ocular e o tempo não forem suficientes para controlá-lo.
Quando um médico veterinário recebe um gato com olho fechado e lacrimejando em seu consultório, por exemplo, é necessário realizar exames específicos para descobrir a causa do problema.
É aconselhável estar atento em caso de impacto no olho, ligado a um corpo estranho, a uma farpa ou projeção, ou a um arranhão durante uma briga entre gatos, por exemplo. Uma inflamação da córnea, resultando em olhos vermelhos, deve alertá-lo.
O gato também pode sentir mais ou menos desconforto ou dor, fazendo com que esfregue os olhos de todas as maneiras possíveis (com as patas, buscando contato com um móvel, etc.).
Na sua balança, você pode limpar o olho do seu gato usando compressas estéreis limpas e sem fiapos embebidas em solução salina. Porém, se o seu tom estiver com dor, o corrimento for espesso, o olho estiver obviamente vermelho ou as pálpebras permanecerem fechadas, você deve consultar o seu veterinário imediatamente.
Citemos, por exemplo, o Persa, o Himalaia, o Munchkin, o British Shorthair ou o Exotic Shorthair. O fato de seus olhos escorrerem muito é completamente normal, basta cuidar regularmente de sua higiene com a ajuda de soro fisiológico.
Dependendo da condição que o seu gato sofre, ele poderá prescrever colírios ou pomadas para aliviar o seu felino, com ou sem antibióticos, com ou sem cortisona. Caso seja observada a presença de corpo estranho ou tumor, pode-se considerar, caso a caso, a operação do seu gato sob anestesia local ou geral.
A inflamação ligada a uma alergia é criada da mesma forma que aquela ligada a uma causa ambiental. Por outro lado, pode resultar da exposição a produtos tóxicos, como vapores químicos ou aerossóis irritantes.
Esta é uma explicação muito simples para o rasgo repentino e, ainda assim, mais comum do que você pensa. Um corpo estranho como um fiapo, uma poeira grande ou um pequeno inseto pode desencadear uma reação fisiológica.
Apesar dos bichanos serem mestres em cuidar da própria higiene, a região dos olhos é difícil de alcançar. Porém, a doutora explica que caso isso ocorra com frequência, você deve consultar um veterinário. Mais de duas vezes por dia é sinal de alerta! Procure um especialista para analisar se está tudo bem com o bigodudo.
Seu gato está com lágrimas nos olhos e você está preocupado? É legítimo se o olho dele pingar muito continuamente. Caso contrário, é simplesmente um fenómeno normal observável em todos os mamíferos.
Aqui, pensamos prontamente em duas causas principais, que são a síndrome da coriza, por um lado, e a conjuntivite infecciosa, por outro. Em ambos os casos, a origem pode ser viral ou bacteriana e há secreções oculares de coloração amarelada a verde, bastante espessas.
Mas não é só o excesso de sujeira na área dos olhos que merece atenção. Conforme afirma a Dra. Cássia, não é comum vermos o olho do gato lacrimejando. Isso mostra que ele precisa de atenção médica.
Se de vez em quando você precisar limpar os olhos do seu peludo, não se preocupe. Segundo especialistas, essa é uma prática recorrente na vida dos gatinhos. Isso porque a lubrificação natural às vezes se acumula, gerando esse excesso.
Será que lacrimejar é um problema? Afinal, precisamos de umidade para o bom funcionamento de nossa visão. Além disso, mesmo quando os gatos estão saudáveis, muitas vezes acumulam remela no canto dos olhos.
Apesar de não ser considerado um problema de saúde grave, prevenir é sempre a melhor saída. A Dra. Cássia recomenda algumas práticas que ajudam a deixar seu amigo longe dos consultórios médicos.
Já o gato com olho lacrimejando normalmente é sinal de que tem algo de errado com a visão do seu amigo. Pode ser um motivo simples, como um cisco ou poeirinha que tenha caído ali, ou uma situação mais séria, como o desenvolvimento de alguma enfermidade. Os principais motivos porque o olho do gato fica lacrimejando são:
Os pólens também podem causar inflamação. Além da secreção, geralmente é observada vermelhidão nos olhos. Felizmente, existem tratamentos adequados destinados a aliviar o seu gato e prevenir alergias recorrentes.
As causas variam de acordo com a idade do gato. Por exemplo, os filhotes tendem a chorar com mais facilidade, seja pela mudança de ambiente, por saudade da mãe, por estarem com fome ou frio e até mesmo por medo. ... Já nos gatos adultos, que não têm o hábito de miar à toa, é importante investigar a fundo a razão do choro.
Lavagem em água corrente: se o acidente for com algum composto químico, o ideal é fazer uma lavagem da região dos olhos em água corrente por cerca de 15 minutos; Curativo provisório: em caso de lesão por fragmentos, não se deve tentar retirar o corpo estranho com as próprias mãos.
Para retirar a secreção que forma no cantinho do olho, pode-se usar gaze dobrada ao meio também umedecida com água morna. Em casos de obstrução de vias lagrimas, além da higiene recomenda-se associar massagem e drenagem da secreção acumulada. Evite Agua boricada. Ela quando usada, pode irritar a região ocular.