Vamos a exemplos no Velho Testamento: “Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do Senhor: santas são ao Senhor” (Números 27: 30); e “No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor” (Números 27: 32 ...
Capitação: imposto pago por cada membro da família; Dízimo: 10% da produção devia ser paga à igreja; Talha: uma parte da produção deveria ser paga ao senhor feudal; ... Outra maneira que influenciava esses confrontos era o rompimento da relação existente entre servos e senhores feudais.
O termo censo refere-se a várias taxações praticadas no sistema feudal, com significado e aplicação variável nas várias regiões da Europa e ao longo dos tempos. ... Uma outra forma comum do censo era o tributo que todo servo ou cidadão não-livre devia pagar ao seu senhor, chamado census capitis ou capitação.
Uma das obrigações centrais da relação servil era a corveia. Segundo a tradição feudal, o servo era obrigado a trabalhar determinados dias da semana nas terras de seu senhor ou realizando outros reparos e construções.
O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média. As terras e títulos de nobreza eram doadas pelo rei como recompensa aos líderes por terem participado de batalhas.
Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV).
Uma das principais características do Feudalismo era o controle dos senhores feudais, que eram donos de todas as terras de cada feudo. | Imagem: Reprodução. A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. ... O comércio não era forte, logo, a base da economia feudal era agrária.