O pergolado mais barato é o de concreto, porém é também o que mais demora e não é possível mudar de lugar, a contraponto, a estrutura de madeira é a mais rápida e mais popular, porém é a que custa mais caro.
7 cm a 10 cm
Apesar de não existir um pré-requisito específico para a construção de um pergolado de madeira, é recomendado que se disponha de um espaço de, pelo menos, 6,00m2 (seis metros quadrados) de área, com altura de 2,30m (dois metros e 30 centímetros).
O pergolado nada mais é do que uma estrutura de madeira para decorar os ambientes externos, aproveitando um espaço livre para desenvolver uma área de descanso no quintal de casa, que torna o ambiente mais organizado e charmoso.
Como calcular o vão do pergolado de madeira? Apesar de não haver um padrão determinado para o vão, ao longo dos anos e da experiência da Cobrire a empresa passou a usar uma medida como referência: 50 centímetros de eixo a eixo de cada travessa do pergolado.
Limpeza do pergolado Se o vidro ou o policarbonato for colocado extremamente reto, a sujeira ficará parada em cima, mas se uma inclinação mínima de 2% (2cm a cada metro) for respeitada, a água da chuva irá remover sozinha boa parte da sujeira. Mesmo com inclinação, é necessário realizar limpeza periódica.
Para a fixação das travessas é usado a cantoneira metálica de 6 furos com parafuso CC 4,5x22mm. Para os últimos acabamentos, é inserido as tampas para coluna 90x90mm e o acabamento para cantoneira metálica.
Quanto custa um pergolado de concreto? O preço para instalar um pergolado de concreto oscila bastante, é preciso considerar fatores como tamanho, design, material e mão de obra. Em geral, a estrutura custa cerca de 1500 reais. Já o valor da obra em si depende do orçamento dos especialistas.
Método 2 de 2: Instalando o pilar com concreto
Como fixar colunas de madeira em lajes de concreto
Como fixar a coluna do pergolado no solo? A forma mais segura de fazer a fixação das colunas do pergolado de madeira é chumbando no solo em um buraco com, no mínimo, 50 cm de profundidade. Depois é preciso fazer a sapata, colocando a coluna neste buraco e preenchendo em volta com concreto.
Ponha as tábuas sobre feixes de madeira. Utilize feixes uniformes para apoiar as tábuas e elevá-las. Ao aplicar cola e prender as tábuas, o excesso escorrerá da junção. Elevar as tábuas evitará que o local de trabalho fique sujo. Acrescente outro feixe de madeira no meio das tábuas para evitar que fiquem curvadas.
Saiba que você pode usar parafusos, pregos, grampos ou cola. Mas é bom estar atento a qual dessas opções é a melhor para o seu projeto. Os parafusos são utilizados para fixar peças de madeira, entre outros materiais.
Para unir duas peças de madeira com parafusos, abra o furo na primeira peça a receber o parafuso com um diâmetro sempre 0,5 a 1 mm maior do que o diâmetro do parafuso. O furo na peça a ser aparafusada, pelo contrário, deverá ser sempre 1 mm mais pequeno. Desta forma, a rosca consegue aderir bem à peça.
Parafuso Certo: Comprimento e Diâmetro Uma dica é escolher um parafuso com comprimento três vezes maior que a espessura da primeira peça. Já o diâmetro do parafuso deve ser pensado de acordo com o material que será furado. Para madeiras com 12 ou 15 mm, por exemplo, a dica é usar um parafuso com diâmetro de 3.
O parafuso deve atravessar a primeira peça e penetrar o suficiente na segunda peça de modo a garantir a fixação sem sair do outro lado. Marcar a peça antes de furar é importante para reduzir o risco de rachaduras. Acompanhe o exemplo abaixo: Meça a espessura da segunda peça, onde o parafuso irá entrar pela bordaSML.