Regras do boxe. Uma luta de boxe consiste em um número variável de rounds (geralmente de nove a doze), cada um com três minutos, separados por intervalos de um minuto. A luta é supervisionada por um árbitro dentro do ringue que controla a conduta dos lutadores e preza pelas suas seguranças.
Em competições oficiais são permitidas apenas equipes com dois jogadores. Cada set é constituído de 21 pontos corridos e só é finalizado quando há diferença mínima de dois pontos.
O kata é a raiz do Karatê, de onde todas as técnicas de luta e defesa florescem. Kumite: Originalmente, o treino com lutas não fazia parte do aprendizado do Karate, pois os mestres tradicionais sempre consideram os golpes como potencialmente letais.
O Karate ensinado na Mushinkan é constituído pela base do Karatê Shotokan JKA: KIHON (técnicas básicas), KATA (formas) e KUMITE (luta). Na essência, esses 3 modos de treinamento se fundem em uma coisa só. Por isso, devem ser estudados e treinados igualmente.
Kihon (基本 ou きほん básico, fundamental), nas artes marciais japonesas, refere-se normalmente às técnicas básicas, consideradas princípios fundamentais, como o kendo, aikido e karate.
O kihon ippon Kumite trata-se de um treinamento básico, praticado desde a faixa branca, é onde praticamos o princípio da luta (Kumite).
Outros até já ouviram falar no mestre Gichin Funakoshi e de sua famosa expressão – Karatê Ni Sente Nashi –. Então, dirão prontamente que significa: “conter, controlar o espírito de agressão”. Está na hora da nossa primeira parada. Deve haver um 'bombardeio' de questões fervilhando na sua mente!
O caratê é uma arte marcial originária da Ásia. Seu nome vem do japonês e quer dizer “mãos vazias” — kara significa “vazio” e te significa “mão”. Os praticantes de caratê são chamados de caratecas.