O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo. Essas membranas são denominadas de meninges e separam o encéfalo da caixa craniana. As meninges são três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. A dura-máter é a mais externa, e a pia-máter, a mais interna.
A parte de cima do osso do crânio, chamado de calota craniana, pode ser retirada em algumas situações pelo neurocirurgião e guardada para posterior recolocação - esta cirurgia é chamada de craniotomia descompressiva.
A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: Frontal, Occipital, e Parietais. A base do crânio forma o assoalho da cavidade craniana e pode ser dividida em três fossas ou andares: Os ossos que o compõe são: Frontal, Occipital, Esfenóide, Etmóide (ímpares)*, Parietal e Temporal (pares)*.
Ele é subdividido nos ossos faciais (esqueleto facial) e na calota craniana (esqueleto cerebral). O esqueleto facial protege e suporta as estruturas faciais subjacentes, e envolve os globos oculares, enquanto a calota craniana abriga o cérebro, além das estruturas dos ouvidos médio e interno (orelhas média e interna).
Podemos afirmar que o que esta muito bem protegido na caixa craniana é o cérebro, órgão central do sistema nervoso e que comanda todos os movimentos do corpo humano.
Ele é formado de ossos, duros e fortes, unidos pelas articulações. Tem a função de proteger órgãos importantes como o cérebro, o coração e o fígado. O crânio funciona como um capacete protegendo o cérebro. Ele também serve para dar forma ao rosto.
Os ossos da cabeça são divididos em: duas partes: o Neurocrânio e o Esqueleto da Face (Viscerocrânio). O neurocrânio fornece o invólucro para o cérebro e as meninges encefálicas, partes proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos.
O esqueleto humano é formado por uma série de ossos que sustenta nosso corpo e garante a proteção de importantes órgãos. O esqueleto humano é uma estrutura formada por vários ossos e cartilagens, que permitem, entre várias outras funções, a movimentação do nosso corpo.
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins.