Sendo assim, o termo índio foi utilizado de forma indiscriminada para todas as populações encontradas aqui até então. O conceito de indígenas faz menção, segundo o dicionário de língua portuguesa, ao “nativo, pessoa natural do lugar ou do país em que habita”.
Qual a diferença entre "indígena", "índio", "ameríndio", "silvícola", "aborígine"...? ... Indígena ou aborígine, como ensina o dicionário, quer dizer "originário de determinado país, região ou localidade; nativo". Aliás, nativos e autóctones são outras expressões usadas, ao redor do mundo, para denominar esses povos.
De fato, a referida denominação foi incialmente fruto de um erro, tendo sido adotada pelos colonizadores para se referir aos nativos encontrados no atual continente americano, em virtude do navegador Cristovam Colombo acreditar que havia chegado às Índias.
Significado de Indígena substantivo masculino e feminino Nascido no país em que vive, especialmente falando dos povos que já habitavam um território não colonizado; aborígine, autóctone. ... adjetivo Relativo aos autóctones, às pessoas nativas de um território.
O termo "índio" provém do fato de que Cristóvão Colombo, quando chegou à América, estava convencido de que tinha chegado à Índia, haja vista que o gentílico espanhol para a pessoa nativa da Índia é indio (índio), e dessa maneira chamou os povos indígenas que ali encontrou.
palavra “índios” - que utilizamos para designar os povos ameríndios - provém do fato de Cristóvão Colombo ter acreditado que havia chegado às Índias, no 12 de outubro de 1492. A população indígena brasileira no período da chegada dos portugueses, ao contrário do que se pensa, não era uma população muito heterogênea.
Aliás, foram os europeus que chamaram de índios os povos nativos da região. ... Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no continente americano tomaram posse das terras e logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, chamados pelos portugueses de “selvagens”.
Resposta. A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço.
A classificação indígena Os portugueses conheceram primeiro os povos que viviam no litoral. Por terem traços culturais semelhantes entre si, eles receberam dos colonizadores uma denominação geral: Tupi ou Tubinambá.
Os primeiros contatos do europeus e indígenas foi um choque de culturas, sendo que inicialmente foi um contato pacífico, principalmente da parte dos portugueses, sendo que os Espanhóis, ao chegarem, logo entraram em guerra com os indígenas.
Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao ...
1) Quando os espanhóis desembarcaram nos territórios astecas (atual México), Cortez e sua tropa foram recepcionados por emissários enviados pelo imperador asteca Montezuma. ... Por isso, nos primeiros contatos entre astecas e espanhóis não aconteceram conflitos, pois os astecas pensaram que os europeus eram deuses.
O encontro entre portugueses e indígenas foi um choque de culturas, onde os índios estranhavam a tecnologia e poder militar dos portugueses, enquanto os mesmos espantaram-se com os hábitos dos índios, não terem construções sofisticadas, nem serem cristãos, etc.
O Encontro de Culturas — Interculturali- dades é um projeto desenvolvido na Universida- de Federal Fluminense que nasceu da inquieta- ção e do desejo de expor e refletir um conceito tão em voga na atualidade. ... A primeira edição do projeto aconteceu em abril de 2002.
No inicio, quando os portugueses chegaram ao território houve uma boa relação como os nativos. Eles fizeram vários empreendimentos juntos, como o sistema de trocas na exploração do pau-brasil, por exemplo. Posteriormente os portugueses começaram a querer escravizar os nativos, os obrigando a trabalhar nas lavouras.
Os principais impactos causados pela chegada dos portugueses ao Brasil foram, entre outros, a morte de milhões de indígenas, a exploração acelerada dos recursos naturais, a povoação do território com colonos europeus e o estabelecimento de rotas de comércio internacional, inaugurando o capitalismo comercial.
Explicação: Os impactos da colonização europeia Diversidades. ... Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.
Apesar de tudo isso, os povos indígenas sofrem com a falta de atendimento médico desde a saída dos médicos cubanos do programa 'Mais Médicos', e com o aumento nos casos de suicídio. Entre os indígenas brasileiros, a média é de 1 caso de suicídio a cada 3 dias.