Existem 3 processos da purificação da água que são: Fervura, Filtração e destilação.. Os processos que acontece no ETA são esses: Captação, Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção.
Processos de Purificação da Água
A purificação da água ou potabilização é um processo que consiste no tratamento da água, a fim de remover os contaminantes que eventualmente contenha, tornando-a potável, isto é, própria para o consumo humano. Dependendo de sua fonte, uma grande variedade de técnicas poderá ser empregada para esse fim.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, um processo que vem sendo empregado na purificação de águas (como por exemplo água do mar) é Osmose Reversa. Esse processo é capaz de reter até 99,98% de microrganismos, toxinas e os mais variados componentes que possam estar presentes na água.
O processo de desinfecção solar térmico da água consiste em elevar a temperatura da mesma por um período suficiente de tempo, utilizando sistema de aquecimento solar. Optou-se, neste trabalho, pelo sistema solar, pois suas características físicas permitem maior aquecimento num menor tempo.
Como halogênio, o cloro é um desinfetante altamente eficiente e é adicionado à água de abastecimento público para eliminar agentes patogênicos causadores de doenças, tais como bactérias, vírus e protozoários que geralmente crescem nos reservatórios de abastecimento de água, sobre as paredes de condutores de água e em ...
Febre tifoide, cólera, hepatite A, disenterias… Esses são exemplos de doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada, problema de saúde pública no país.