O principal ensinamento de Hannah Arendt sobre a condição humana é que ela tem diversas facetas, de modo que ser humano não quer dizer apenas uma coisa fechada, mas uma série de coisas diferentes que, combinadas, formam uma pessoa.
Para Arendt, a distinção entre trabalho e obra assinala uma diferença fundamental entre uma atividade que corresponderia ao processo do corpo humano, ou seja, uma atividade ligada à necessidade vital e à produção de bens de consumo –uma atividade caracterizada pela “natureza transitória das coisas produzidas em função ...
A ideologia moderna, que apregoou a superioridade do trabalho no sentido arendtiano, e esmoreceu o fogo do homo faber e do animal político, abriu espaço para uma anestesiação social e uma aceitação do trabalhador como mero animal laborans.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
Ela critica Marx por empobrecer a noção de trabalho, reduzindo-a a apenas uma dimensão. Arendt, como se sabe, irá, teoricamente, desdobrar a categoria trabalho em duas (trabalho e labor) e procurará demonstrar que o trabalho em Marx não passa do labor arendtiano; segundo H.
Outra evidência de que Arendt não entendeu a perspectiva econômica da análise marxiana é o fato de ela ter apresentado o mercado como uma esfera pública atemporal, em que o indivíduo busca o reconhecimento de seu trabalho. Para Marx, ao contrário, o mercado é uma instância histórica mediadora das trocas sociais.
“Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou por tudo que se queira. Mas eles próprios começam a se diferenciar dos. animais tão logo começam a produzir seus meios de vida, passo este que é ... produzem, indiretamente, sua própria vida material”.
"É possível distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião, ou pelo que quer que seja. Mas eles mesmos começam a se distinguir dos animais logo que principiam a produzir seus meios de subsistência, um passo que é condicionado por sua organização corporal.
Comentário: A resposta correta é a letra D, pois segundo os filósofos, os homens se distinguem dos outros animais por produzirem seus próprios meios de sobrevivência diante da vida.
para se construir a "filosofia do homem" só é preciso usar a razão para se pensar no home e na sociedade.
O CONCEITO DE PESSOA HUMANA O homem tem uma tendência espontânea para investigar, decobrir e sistematizar, enfim, conhecer o mundo no qual se encontra inserido, bem como sua própria natureza. Para ele o conhecimento de si e do mundo são coisas naturais e instintivas.