Qual o NPK para cajueiro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Adubo de liberação lenta (NPK 13-06-16) na produção de porta-enxertos de cajueiro(1).
Qual é o melhor adubo para cajueiro?
Adubação orgânica Faça um adubo orgânico para caju utilizando esterco bovino (em quantidade moderada para não salinizar o solo) ou compostos orgânicos. Você também pode fazer adubação verde com feijão de porco, feijão guandu e calopogônio.
Quando se faz a poda do cajueiro?
De acordo com o assessor Gilberto Santiago o melhor período para a realização da poda é no mês de janeiro, mês em que se inicia o período chuvoso. A poda consiste na retirada dos brotos laterais no primeiro ano, e tem como objetivo a formação da copa.
Qual é o melhor adubo químico?
O fertilizante conhecido como NPK 10-10-10 possui partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. Sua fórmula equilibrada oferece força e vigor na manutenção de suas plantas. Sendo assim, é indicado para espécies já adultas, que precisam de uma forcinha de vez em quando.
Como tratar antracnose no cajueiro?
Os métodos de controle da antracnose consistem na eliminação de restos culturais infectados (por exemplo, poda de limpeza, remoção e destruição de restos culturais), plantio de mudas sadias e controle químico preventivo, por meio de pulverizações com fungicidas à base de oxicloreto de cobre.
Como tratar as doenças do cajueiro?
Manejo da doença A partir de experimentos, verificou-se que moléculas de enxofre exercem excelente efeito no controle do oídio do cajueiro. O uso do fungicida Kumulus® DF, na dose de 5 gramas do produto comercial por litro de água, é eficiente no controle da doença quando pulverizado nas panículas.
Quanto tempo para colher o fruto do cajueiro?
Enquanto o cajueiro comum leva oito anos para dar os primeiros frutos, o caju-anão necessita de três anos. Por ter um estatura máxima de seis metros, o cajueiro-anão também facilita a colheita dos frutos.
Qual o melhor adubo orgânico ou químico?
O fertilizante orgânico é mais indicado por ser e ter um processo mais natural. Com ele o solo fica mais enriquecido. Assim sendo, aumenta a resistência das plantas às doenças, pragas e aos climas adversos, além de aumentar também a capacidade do solo em armazenar água.
Como preparar o enxofre para aplicar no cajueiro?
Como controle preventivo, recomenda-se aplicação de um produto comercial a base de enxofre registrado para o cajueiro. Use-o na dosagem de 500 gramas a 600 gramas por 100 litros de água e o volume da calda, de 800 litros a 1.000 litros por hectare.
Quais são as doenças mais importantes do cajueiro?
Resumo: Antracnose Esta doença é causada por um complexo de várias espécies do fungo Colletotrichum; Oídio Esta doença, causada pelo fungo Erysiphe quercicola (morfologicamente descrito anteriormente como Oidium anacardii), parasita obrigatório do cajueiro, é a mais importante do cajueiro no Brasil; Resinose Trata-se ...
Porque o caju racha antes de crescer?
O problema, comum em todo o país, acontece por conta de uma infecção fungicida. O pé de caju de pequeno porte plantado no quintal da minha casa já está com frutos, porém alguns, sobretudo os pequenos, estão com rachaduras. ... Provavelmente, se trata de uma infecção fúngica que provoca uma doença conhecida como oídio.
Em que época do ano o cajueiro produz frutos?
Primavera
Marcada pelo reflorescimento da flora, a primavera é também uma fase de clima favorável para diversos alimentos brotarem da terra, naturalmente, os chamados frutos da safra. Além de sabor acentuado, há muitas vantagens em se consumir frutas, verduras e legumes da estação.
Quanto produz um pé de caju?
No ano de 2012, por exemplo, o cajueiro-anão obteve produtividade média de 226 kg de castanha/hectare, enquanto o comum obteve produtividade de 67 kg de castanha por hectare.
Quanto tempo dura um pé de caju?
Enquanto o cajueiro comum leva oito anos para dar os primeiros frutos, o caju-anão necessita de três anos. Por ter um estatura máxima de seis metros, o cajueiro-anão também facilita a colheita dos frutos. No entanto apesar de ser mais vantajoso para o produtor a variedade ainda é pouco utilizada.
Como é a raiz do pé de caju?
O cajueiro apresenta raízes laterais distribuídas horizontalmente em toda a sua periferia e uma raiz pivotante bifurcada logo abaixo da superfície. Raízes verticais são emitidas ao longo das raízes laterais, principalmente na profundidade entre 15 cm e 50 cm de profundidade.