Etanol ou álcool etílico Seu ponto de fusão é -115 °C, seu ponto de ebulição é 78,5 °C e apresenta solubilidade em água.
Álcoois são compostos formados por hidroxilas ligadas a átomos de carbono saturados. Os principais álcoois são o etanol e o metanol. A presença do grupo funcional hidroxila (-OH) também é uma característica de outros compostos orgânicos, os fenóis.
Álcoois. Possuem o grupo hidroxila, (OH)-, ligado a um átomo de carbono saturado (que possui somente ligações simples).
Resposta. Esse composto é o Etanol e nele há: Hidrocarbonetos (Indicado por CH) e Álcool (Indicado por OH).
etanol
Resposta. 3 hidrogênio e carbono.
Alguns dos antissépticos de largo espectro, que agem contra vírus, bactérias e fungos, são:
Propriedades químicas dos álcoois: são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.
O etanol é um composto leve, fácil de ser obtido e que se mistura facilmente com água e com a grande maioria dos líquidos de baixo peso molecular. Ele é altamente inflamável, podendo entrar em combustão, se submetido a uma fonte de calor, a partir de 13°C.
Líquido e incolor, o etanol se dissolve facilmente em água porque é uma molécula polar. Tem um cheiro muito peculiar e seu ponto de ebulição é atingido aos 78 ºC, enquanto seu ponto de fusão é atingido a -114 ºC.
a) O álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo (lise celular).
A função orgânica álcool tem como principal característica a presença de um ou mais grupos hidroxila (OH) ligados diretamente a átomos de carbono saturados.
Resposta. O álcool comum ou etílico, assim como todos os álcoois simples, é polar. Um álcool simples consiste numa cadeia de hidrocarbonetos (apolar) ligada a apenas um grupo hidroxila, que torna a molécula polar.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1.
A civilização dos sumérios (na confluência dos rios Tigre e Eufrates, atual Iraque) aperfeiçoou a fórmula e criou 19 tipos de bebida alcoólica – 16 deles à base de trigo e cevada. Estava criada a cerveja. Era uma bebida de elite, que os aristocratas sumérios bebiam com canudinhos de ouro.
ÁLCOOL: UMA BREVE HISTÓRIA Os babilônios veneravam uma deusa do vinho no ano 2700 a.C. Na Grécia, uma das primeiras bebidas alcoólicas que ganhou popularidade foi o hidromel, uma bebida fermentada feita de mel e água.
Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente. Documentos históricos mostram que em 2100 a.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais.