Como funciona o capacitor Elas placas ficam muito próximas uma das outras. Como são cargas opostas elas se atraem, ficando armazenadas na superfície das placas mais próximas do isolante dielétrico. Devido a essa atração, é criado um campo elétrico entre as placas, através do material dielétrico do capacitor.
Tipos de capacitores.
Como um capacitor demora cinco constantes de tempo para ser considerado carregado, este capacitor demorará 1 x 5 = 5s para possui carga total (tensão da fonte). Note que a constante não é dependente do valor da tensão aplicada, somente dos valores dos componentes envolvidos na associação.
Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido. Valores menores que 1kΩ indicam um capacitor em curto.
k) Para medir capacitância superior a 100µF, você poderá usar o seguinte procedimento: Primeiro pegue um capacitor que dê uma leitura próxima a 100µF, anote este valor como “Cref”, depois ligue-o em série com o capacitor de valor superior a 100µF e meça o valor resultante, anotando-o como “Ctot”.
Ligue os condutores aos terminais do capacitor e espere alguns segundos até que a leitura se estabilize. Um bom capacitor deve apresentar uma leitura até 5% abaixo do intervalo especificado. Portando, qualquer resultado acima de 175,75 mfd é bom para um capacitor entre 185 e 225 mfd.