Esses experimentos consolidaram as Leis de Mendel, que na maioria das vezes são classificadas em duas: Lei da Segregação dos Fatores e Lei da Segregação Independente dos Genes.
Extensões do Mendelismo. Teoria Cromossômica da Herança. Determinação Gênica do Sexo. Herança e Sexo.
A primeira geração resultante desse cruzamento (geração parental ou P) ele cruzou entre si, obtendo a geração F1 (primeira geração híbrida), com todos os descendentes de sementes amarelas. Mendel chamou esses indivíduos de híbridos, porque descendiam de pais com características diferentes (semente amarela e verde).
A geração F3 obtida pela autofecundação da F2 é constituída por 3/8 de indivíduos AA, 3/8 de indivíduos aa e 2/8 de indivíduos Aa possui variância igual a: ... Portanto, a variância devida aos desvios de dominância corresponde a: 10. Foi avaliada a altura de plantas nas gerações P1, P2 (progenitores homozigotos), F1 e F2.
Nestes cruzamentos, os progenitores puros são denominados geração parental (P) e as gerações subsequentes, geração F (filial), sendo os descendentes diretos da geração parental a primeira geração filial (F1), que por sua vez produz a geração segunda geração filial (F2) e assim por diante.
geração F1 eram as ervilhas puras, F2 era o resultado do cruzamento das ervilhas verdes com as amarelas./span>
A característica dessa ação é a de que os heterozigotos apresentam valores fenotípicos superiores ao melhor dos pais, portanto a média da geração F1 é superior a do pai de maior média, enquanto que a média da geração F2 é inferior a da F1. ... Percebe-se sempre que o heterozigoto tem valor fenotípico maior que o maior pai.
Herança quantitativa ou poligênica é um tipo de herança genética, na qual participam dois ou mais pares de genes com segregação independente, resultando em um efeito acumulativo de vários genes envolvidos, cada um contribuindo com uma parcela para a formação da característica.