Dessa evolução surge o nosso alfabeto, que tem origem no sistema greco-romano. Saiba mais: Origem do Alfabeto.
Nível Silábico-Alfabético: - Entende que a escrita é representada pelo som da fala; - Realiza uma leitura termo a termo (não global); - Já realiza combinações de vogais e consoantes em uma mesma palavra, sendo então uma tentativa de combinar sons.
O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere.
De anos para cá, a escrita e a fala vem se tornando muito mais prática e informal, facilitando a vida das pessoas, já que por conta da correria do dia-a-dia as pessoas não tem tempo suficiente para cartas ou mensagens de texto com uma escrita tão elaborada.
Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana. Os povos antigos usavam as marcas gráficas inicialmente como uma ferramenta para registro do movimento do comércio, depois como registros de todos os acontecimentos que envolviam a sociedade.
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.
O papel da escrita na formação do ser humano é muito mais profundo do que se pensa, é a porta de entrada para a cultura, saber tecnológico, científico, etc. ... Escrever é importante, pois deixa a mente fluir, deixando nosso pensamento no papel, falando sobre algum assunto que aconteceu ou está acontecendo.
Letra B: podemos afirmar que o principal obstáculo para o desenvolvimento da escrita certamente se tratou de fazer com que a população aprendesse um sistema de códigos complexo para aquele período; era extremamente difícil ter meios e mecanismos de propagá-la.
Relacionando a disficuldades de leituras e escrita, temos principalmente a dislexia. A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta a leitura, escrita, pode também apresentar problemas com os números, a memória, o domínio das letras, números e afeta a fala.
Como ajudar um aluno com dificuldade de leitura?