Para obter seu número de CPF, você deve ir a uma das unidades de serviço da Receita Federal do Brasil. Lá, você informará que esqueceu o número do seu CPF e algum outro documento pessoal.
Se em consulta ao "Comprovante de Inscrição no CPF”, disponível no sítio da Receita Federal, por meio do link http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp, o cidadão conseguir efetuar a emissão é porque seu CPF consta na base da Receita Federal e desta forma o erro é ...
Receita Federal: como regularizar o CPF pelo site
É possível regularizar a situação do CPF pelo computador através do site da Receita Federal ou pelo aplicativo do mesmo órgão. Confira só! 1. Entre no site oficial da Receita Federal e clique na opção “Meu CPF”, que aparece logo na tela de início.
Atenção: Em alguns casos, será necessário comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para concluir a regularização. O contribuinte será informado no momento da solicitação. O prazo para comparecimento é de 90 dias, a partir do pedido de regularização na unidade conveniada.
A solicitação para a inscrição no CPF pode ser realizada por meio do site da Receita Federal, gratuitamente. O número de inscrição é gerado no momento em que o CPF é solicitado e o contribuinte tem a opção de imprimir o comprovante de inscrição.
O prazo para comparecimento é de 90 dias a partir do pedido, a partir do pedido de regularização na unidade conveniada.
Para regularizar o CPF que está nesta situação, é preciso declarar o Imposto de Renda dos anos que estão faltando. Para quem não sabe qual é a declaração que está faltando, é possível fazer a consulta pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Se, ao inserir o seu CPF e sua data de nascimento, sua situação cadastral mostrou o status “Pendente de Regularização”, será necessário enviar a declaração do Imposto de Renda ausente. Para isso, basta seguir as recomendações oferecidas pelo próprio site.
REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. ... SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. CANCELADA: o CPF foi cancelado em virtude de multiplicidade de inscrições ou por decisão administrativa ou judicial. TITULAR FALECIDO: foi constatado o falecimento do contribuinte.
Alterar dados no CPF como endereço, nome, inclusão de Título de Eleitor, e outros dados pela internet. Pode-se também realizar o pedido de alteração de dados no CPF nos conveniados Cartórios de Registro Civil, Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Nestas instituições os serviços são tarifados.
Como alterar o nome no CPF pela internet
Para atualizar quaisquer dados cadastrais de seu CPF, tais como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, disponível no endereço receita.fazenda.gov.br.
Como regularizar os dados do seu CPF
É possível cancelamento de CPF e emissão de novo Em caso de roubo, é possível o cancelamento de um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a emissão de novo número. De acordo com decisão da Turma Nacional de Uniformização da Justiça Federal (TNU), na ausência de lei tratando do assunto, não existe proibição à medida.
Atualize seus dados da Conta gov.br na opção Alteração Dados Cadastrais. Pode alterar o nome, e-mail, telefone e foto. Para o email e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro.
Como já dissemos, a consulta pode ser feita de forma rápida e fácil pela internet, no site da Receita Federal. Basta preencher o número do CPF e a data de nascimento e clicar em "Consultar". Então, o sistema irá informar qual a situação cadastral que se encontra seu CPF.
Para isso, você terá que acessar e consultar as Informações Cadastrais do CPF, já que, com certeza, dados como o nome da sua mãe foram dados para o registro. Basta você acessar o site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal e fazer seu login.