2020 foi um ano atípico, que fez viajantes do mundo inteiro adiarem seus planos. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, muitas pessoas já começaram a pensar nos roteiros de 2021. A agência de viagens Abreu notou um aumento no interesse por países da América do Sul.
Onde ficar em Bariloche: melhores áreas e dicas de hotéis
Uma das formas de aproveitar o continente é por suas festas, e isso é o que não falta nesse roteiro. Partindo do Uruguai até o Chile, é possível aproveitar desde cassinos até pubs com vista para baía, ou ainda baladas que vão da meia noite até as três da tarde. E o melhor é que há diversas alternativas, todas com suas peculiaridades que transmitem a cultura de cada país.
Patrimônio Mundial da UNESCO e principal atração turística do Peru, Machu Picchu não pode faltar na lista de melhores destinos na América do Sul. A “cidade perdida dos Incas”, de 2.400 metros de altitude, é repleta de história e misticismo. Os aventureiros podem encarar a lendária Trilha Inca, adentrando selvas e montanhas por vários dias; ou optar por ônibus ou trem, para quem não estiver com ótimo preparo físico para encarar as muitas subidas e descidas do complexo.
A segunda opção é ir de San Pedro para Santiago, de lá seguindo para Mendoza, na Argentina, conforme relatei no roteiro número dois. Depois o roteiro é idêntico: Córdoba e Buenos Aires, onde você pegará o barco para o Uruguai.
Viagem de motorhome pelo Brasil: guia completo com destinos, custos e dicas!
O mochilão dos sonhos de muita gente fala portunhol. E pode começar na Argentina, no Uruguai, no Brasil ou no Peru – tanto faz. Neste texto, você vai encontrar cinco roteiros pela América do Sul, para viagens de uma semana, 15 e 20 dias ou de vários meses de duração. Vamos fazer as malas?
Talvez o mochilão mais simples em terras latinas. E envolvendo dois países: os vizinhos Argentina e Uruguai. Outras vantagens dessa viagem são os preços das passagens aéreas, que costumam ser bem em conta, e o pouco tempo necessário para completar o roteiro – com uma semana é possível fazer essa viagem, embora o roteiro se encaixe melhor em 10 dias.
O seguro de viagem é obrigatório para entrar em dois países da América do Sul, o Equador e a Venezuela. Nos demais, é opcional, mas nossa recomendação é que você nunca viaje sem, porque no caso de qualquer emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto, você estará tranquilo.
Embora não seja perigoso viajar pela América do Sul – os maiores riscos são de furto e golpes -, a região costuma passar por instabilidades políticas de tempos em tempos, o que pode afetar a logística da sua viagem. Antes de viajar, é sempre bom verificar as dicas de segurança do Itamaraty.
Já para aqueles que também amam curtir a natureza e gostariam de se aventurar em locais mais distantes, esse roteiro de aventura é o melhor. Algumas das principais atrações desse trajeto são o Balanço do Fim do Mundo, que fica entre os Andes e a Amazônia, a Avenida dos Vulcões e a impressionante ilha de Galápagos. É um mochilão pela América do Sul para que gosta de fortes emoções.
Onde ficar em Curaçao: 20 hotéis e resorts dos sonhos!
Um dos motivos para fazer um mochilão pela América do Sul é conhecer e aproveitar a rica e diversa cultura da região, e um dos melhores roteiros para isso é o que passa por sete cidades da Argentina, Bolívia e Peru. É um trajeto cheio de história, natureza e tradições, incluindo as legendárias ilhas flutuantes de Uros, o histórico Lago Titicaca e uma montanha de sete cores.
Neste caso, chegue pelo Uruguai e vá embora pelo Chile (ou o contrário). Passe três dias em Montevidéu/Punta del Leste. De lá, siga para Colonia del Sacramento, de onde você pegará o barco para Buenos Aires. Depois de quatro dias na capital da Argentina, vá para Córdoba. Até aqui tudo igual, certo? Então preste atenção na diferença:
Viajar na América do Sul pode ser muito mais surpreendente do que você imagina. Normalmente estamos acostumados a conhecer apenas as mais famosas cidades e atrações turísticas, mas nossos vizinhos, e inclusive o Brasil, têm muito mais a oferecer.
Uma outra forma de fazer um mochilão na América do Sul com o objetivo de conhecer o Brasil é viajar pelas principais cidades da Amazônia. Além da imersão cultural, esse trajeto possibilita a passagem por vários locais maravilhosos, como o encontro do Rio Negro e do Rio Solimões, a vila de Alter do Chão e praias de água doce.
Apesar de haver diversas opções de roteiros, existem algumas cidades que você precisa conhecer para que possa dizer que realmente fez um mochilão pela América do Sul. Abaixo, você encontra uma seleção desses destinos, que reúnem um pouco do melhor do continente e garantem uma aventura inesquecível.
Dentre lugares para viajar América do Sul, a Terra do Fogo, na Patagônia argentina, está entre os preferidos dos aventureiros. Ushuaia é considerada a cidade mais austral do mundo e porta de entrada para a Antártida. Sua localização em meio às últimas montanhas da Cordilheira dos Andes, geleiras e o oceano é prato cheio para os fãs de esportes de inverno. Vale a pena também passear no Trem do Fim do Mundo que leva os passageiros por entre lindos bosques nevados até o Parque Nacional Tierra del Fuego, na fronteira com o Chile.
Para quem está só começando os preparativos para um mochilão pela América do Sul, existem alguns aspectos em que se precisa prestar atenção para garantir uma viagem incrível. Confira no vídeo!
Citado pela Abreu como forte tendência para o ano que se aproxima, o Peru é um destino que mantém os ares enigmáticos ligados à história da civilização inca, mas sem deixar de lado a modernidade e a excelente estrutura turística. Entre as atrações locais estão tesouros arqueológicos, construções históricas e uma natureza muito rica. Além de visitar destinos como Lima, Cusco e Machu Picchu, é possível viver experiências incríveis como workshops gastronômicos e hospedagem em glampings.
Em termos de charme e vida noturna, o bairro de Paris Londres é uma boa escolha. Outras regiões que também valem a pena são o próprio Centro, Bellavista, Providência e Las Condes.
30 melhores destinos para viajar no Brasil a cada mês em 2023!
Quer saber como gastar pouco contratando o seguro? Nós temos cupom de desconto que pode chegar ate 25% do valor do seguro, e ainda te permite comparar entre diversas seguradoras e encontrar a melhor cobertura para você, incluindo questões relacionadas à covid-19.
Uma das primeiras ilhas exploradas pelo contato humano, as Ilhas Galápagos têm população fixa de cerca de 100 habitantes, mas recebe cerca de 150.000 visitantes todos os anos. O clima de tranquilidade, porém, ainda reina. A dica é embarcar em cruzeiros pelas ilhas (San Cristóbal, Floreana) e explorar as belezas únicas da fauna e flora local. Destaque para os tubarões, as tartarugas marinhas, os gaviões e as cobras de Galápagos, que comumente se vê pelo caminho.
Veja aqui como tirar o seu certificado de vacinação internacional contra Covid e Febre Amarela.