Zetec Rocam com toda certeza. Muito superior em desempenho e é tão economico quanto o endura.
Esse motor sofre muito com problemas no sistema de arrefecimento, principalmente com a carcaça da válvula termostática e as interligações entre as mangueiras que compõem o sistema, que sofrem ressecamento, podendo gerar entupimento. ... Um dos motivos da quebra é a falta de uso do aditivo correto para o motor.
02) O motor do carro esquentava com o ar-condicionado ligado. Sem ar a temperatura se mantém normal, com ar ligado em transito pesado ou com o carro parado se deixar a temperatura aumenta até ferver. ... Se a pressão estiver mto alta o compressor fica pesado e pode sobrecarregar o motor. PRESSÃO DO GAS = NORMAL.
cara é estranho pois nos Fiestas flex o ponteiro fica sempre no meio independente de parado ou andando. quem faz esse controle é a valvula termostatica liberando ou fechando a passagem de agua.
Porque as temperaturas ambientes estavam mais baixas. Depois que apareceu esse calorão, aí a água do radiador ferveu. ... De modo que o vapor d'água vá saindo aos poucos e não aconteça aquele jato de vapor e água, extremamente quente que pode te queimar.
Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.
Dependendo da localização do furo e de sua extensão, é possível fazer um remendo com uma resina epóxi. Trata-se de um tipo de plástico que vem acompanhado de um material “endurecedor”. Após aplicar a resina ao redor do furo, com a mangueira seca, aplique este material em cima e deixe secar.
Mangueira de saída
A Mangueira de Retorno do Radiador é uma das diversas mangueiras que fazem parte do sistema de arrefecimento do veículo. Ela geralmente conecta o radiador ao reservatório de água, fazendo a água circular para manter a temperatura ideal de trabalho do motor.
Para aprender como limpar o radiador, siga esse passo a passo:
Barulho diferente no motor Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d'água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.
- Pode estar ocorrendo problema na válvula termostática, bomba d'agua ou obstrução nas aletas do radiador. - Devemos providenciar a inspeção dos componentes, se encontrar alguma imperfeição fazer a substituição da peça ou, em último caso substituir o radiador.
Vazamento de pressão A pressão no circuito de arrefecimento proporciona um aumento do ponto de ebulição da água, permitindo que, mesmo em valores um pouco acima de 100 °C, a água permaneça no estado líquido.
Como funciona o sistema de arrefecimento? A água, com o auxílio da bomba d'água, percorre e resfria a temperatura do motor através da troca de calor realizada pelo contato entre o bloco do motor e a água que passa pelas galerias do motor. É de extrema importância o uso de aditivo no sistema de arrefecimento.
Tampa do reservatório: Nos veículos novos a tampa não fica mais junto com radiador, fica no reservatório de expansão. Ela suporta altas temperaturas e se estiveram com problemas ou mal encaixada comprometem o resfriamento do motor. Trocá-la de acordo com a indicação do fabricante.
Para que serve? O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius. O trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível.
O sistema de arrefecimento do motor é montado por um ciclo fechado que contém 7 componentes principais. Eles são: bomba d'água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha. Com o fluxo fechado destas peças, não é possível que a água evapore.
Fazem parte do sistema arrefecido a água:
O sistema de arrefecimento tem como função manter a temperatura ideal para que o veículo funcione sem problemas. Ele ajuda na refrigeração do carro, mantendo em torno de 90º a 110º graus celsius, faixa considerada ideal.
O líquido de arrefecimento é um líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% por aditivo a base de etileno glicol. Ele percorre as partes internas do motor com direção ao radiador, porém, não entra em contato com a parte de combustão.