O rio Jaguaribe é um curso de água que banha o estado do Ceará, no Brasil....
Efêmeros: os rios efêmeros se formam somente por ocasião das chuvas ou logo após sua ocorrência. São alimentados exclusivamente pela água de escoamento superficial, pois estão acima do nível do lençol freático (água subterrânea).
Resposta. no Brasil, a maioria dos rios são perenes, como o Amazonas e o São Francisco. Mas, no Nordeste brasileiro, a maioria dos rios são intermitentes (conhecidos tambem como temporários) , como o Jaguaribe e o Rio Piranhas-Açu.
Como grande parte dos rios temporários brasileiros está concentrada no Nordeste, região onde as precipitações costumam acontecer principalmente no inverno, é também nesta estação que a maioria dos rios temporários brasileiros se forma. Em estados como o Piauí, este número chega a 80% do total.
Rio de planalto são rios caracterizado pela nascente em regiões altas, com algumas ou várias quedas d'água, que causam uma maior velocidade na corrida do rio. É o tipo de rio indicado para a produção de energia hidrelétrica. Rio de planície são rios caracterizado por ter uma velocidade de corrida menor, mais uniforme.
Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto. Em menor quantidade, temos no Brasil os rios que correm nas planícies, sendo usados basicamente para a navegação fluvial, por não apresentarem cachoeiras e saltos em seu percurso.
Nascem nos planaltos e descem confinados em leitos bem definidos e quase sempre serpenteantes para as terras planas. Mas logo se insurgem. À medida que avançam na planície, deixam de fluir pelo canal encravado na rocha e traçam outros caminhos, erguendo novas margens com os sedimentos do planalto.
Os rios do pantanal nascem nos planaltos e correm em direção oeste.