Goiás
Prefeito
Principais manifestações folclóricas de Minas Gerais:
Um estudo genético realizado com pessoas de Belo Horizonte revelou que a ancestralidade dos belo-horizontinos é 66% europeia, 32% africana e 2% indígena.
Dicionário de mineirês: guia básico do sotaque mineiro
Mineiro não dispensa o carinho das palavras. Gosta tanto que soletra. Pronuncia com ênfase. Na hora de cumprimentar, não invente de virar o rosto ou falar baixinho.
O mineiro ou montanhês é o dialeto do português brasileiro falado na região central do estado de Minas Gerais.
3. Porque mineiro fala 'trem'? Para a estudiosa Jânia Ramos, da UFMG, a palavra “trem” deriva do latim “trabere”, verbo que significa “tirar, ou puxar alguma coisa, arrastar”. ... Dessa forma, a palavra que, para os mineiros, se refere a praticamente tudo, teve sua origem séculos atrás.
O estado de Minas Gerais representa, a partir de estudos, percepções e experiências pessoais, um reduto e exemplo da capacidade criativa e do esforço do brasileiro, um estado com imensa riqueza histórica, artística, cultural e humana.
O estado de Minas Gerais foi "palco" de importantes eventos de nossa história e hoje é uma das principais forças econômicas de nosso país, de modo que para todos os brasileiros, independente de terem laços pessoais e de sangue com o estado, Minas Gerais é parte de uma noção expandida de "família".
Economicamente muito importante, dele aproveita-se praticamente tudo: da árvore retira-se o azeite de pequi.
A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen” – lema da Inconfidência Mineira -, que significa “Liberdade ainda que tardia”.