O antipsicótico que menos engordou os pacientes foi o aripiprazol, com ganho médio de 4,4kg no período. Em relação à massa gorda, novamente a olanzapina liderou o ranking, com 4,12kg a mais, sendo que, entre os não tratados, o aumento foi de 35g.
Ação esperada de Olanzapina Este medicamento é classificado como antipsicótico e que age no Sistema Nervoso Central, propiciando a melhora dos sintomas em pacientes com esquizofrenia e outros transtornos mentais (psicoses), e dos episódios maníacos (euforia) e mistos do transtorno afetivo bipolar.
normalmente o horario do uso da olanzapina é a noite. Pois é uma medicação que leva a sonolencia. Porém o médico pode prescreve-la de manha. o ideal é ver na receita o horario indicado.
Sintomas de descontinuação da Olanzapina são os seguintes: Tontura, cefaléia, mal estar, discinesia tardia, alteração do sono e do trato gastrointestinal, insônia, vertigem, ansiedade, impaciência, excitação, alteração do humor, euforia, alteração do apetite, entre outros.
A olanzapina pode provocar aumento de apetite e levar ao ganho de peso. Normalmente o aumento da fome é percebido poucas horas depois de se tomar a medicação. Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos!
Os antidepressivos que mais provocam aumento da massa são os tricíclicos e mirtazapina. No entanto, praticamente qualquer inibidor seletivo da receptação de serotonina pode causar ganho de peso, geralmente em menor monta que os anteriores.
Embora muitos dos alimentos que mais engordem sejam muito saborosos, é necessário ter um certo cuidado....Quais alimentos ajudam a engordar com saúde?