A Norma Regulamentadora Nº 26 (NR-26) determina que esses agentes devem ser classificados quantos aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da ONU (Organização das Nações ...
A ABNT NBR 14725 – parte 4 (que diz como elaborar uma FISPQ) é obrigatória para todos os produtos classificados como perigosos e para produtos não classificados como perigosos, mas cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores.
É obrigatória a emissão da FISPQ para todo produto químico classificado como perigoso de acordo com o GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos). ... Inúmeras legislações estão relacionadas à exigência de FISPQ e outros documentos de segurança de produtos químicos.
Pesquise on-line por informações de segurança sobre nossas marcas, incluindo LOCTITE®, BONDERITE®, TECHNOMELT®, TEROSON® e AQUENCE®. Você pode encontrar fichas de segurança (FISPQ) de duas maneiras: Pesquise no Nosso Website. Muitas fichas de segurança (FISPQ) podem ser encontradas pesquisando no nosso site.
Números de identificação de uma substância química - CAS Para facilitar a identificação das substâncias químicas, existem vários sistemas de numeração. O mais conhecido e utilizado é o número CAS, número de registro fornecido pelo Chemical Abstrats Service (CAS).
CAS é uma divisão da Sociedade Americana de Química (ACS) e dedicada à visão da ACS de melhorar a vida das pessoas através do poder transformador da química.
Resposta. Resposta: Indicação do produto, condições de armazenamento, prazo de validade e toxicidade do produto.
Portanto, o Diamante de Hommel é uma identificação de fácil reconhecimento e compreensão que indica o grau de perigo envolvendo produtos químicos de variados níveis e substâncias. ... Azul (riscos à saúde); Amarelo (reatividade); Branco (riscos específicos).
Diferentemente das placas de identificação, o diamante de HOMMEL não informa qual é a substância química, mas indica todos os riscos envolvendo o produto químico em questão.
Saiba o que é o Diamante de Hommel
Qual a referência de documentos para uso de simbologia de produtos perigosos? A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, que deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto.
🔴 RÓTULO DE RISCO O rótulo de risco utilizado no transporte deve ser correspondente à classe ou subclasse de risco do produto. Os números das classes e subclasses são fixados na parte inferior dos rótulos de risco e ou discriminados em campo especifico constante nos documentos fiscais portados pelo condutor do veículo.
? Os rótulos mostram três informações fundamentais: o símbolo, o nome e a classe do risco. ... Na parte superior do painel de segurança, os números indicam o risco principal e os riscos subsidiários. O objetivo é ressaltar os possíveis perigos, ainda que fique redundante.
Os rótulos de risco devem ser afixados sobre um fundo de cor contrastante ou devem ser contornados em todo o seu perímetro por uma linha externa da borda pontilhada ou contínua, ou devem ser afixados em porta-placas, desde que o porta-placas seja de cor contrastante.
§ 1º O expedidor é o responsável pela adequação do acondicionamento e da estiva, segundo especificações do fabricante e obedecidas as condições gerais e particulares aplicáveis a embalagens e equipamentos, conforme Instruções Complementares a este Regulamento.
O expedidor, ou seja, aquele que contrata o transportador, deve exigir que este faça uso de veículo e equipamentos adequados à finalidade que se destina, inclusive equipamentos necessários em situações de emergência.