Tanto que, em 2007, o Brasil passou a adotar a Normas Internacionais de Contabilidade para acompanhar os desafios e mudanças econômicas da época. A era digital também foi um dos maiores marcos da evolução contábil.
1902
A auditoria surgiu na Inglaterra por volta do século XIV ano de 1314 que tinha como visão supervisionar os registros contábeis. Já no Brasil foi reconhecido apenas em 1968 tendo seu fortalecimento somente em 1972, ato feito pelo Banco Central do Brasil.
A auditoria interna começou a vigorar em 1941, em New York, após a fundação do Institute of Internal Auditors; mas, para chegar a este ponto, passou por fases bem mais modestas. ... como sendo uma da mais remota das referências da prática de “Auditoria”.
O que uma auditoria analisa? O objetivo principal de uma auditoria contábil é comparar as demonstrações contábeis com a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, mas outros processos da empresa podem ser alvo da ação.
Em outras palavras, Auditoria é um “exame” de demonstrativos contábeis, que quando efetuado por auditor independente, serve para consubstanciar uma opinião que este deverá expressar sobre os mesmos.