A organização política entre os fenícios era uma Talassocracia, governo comandado pela elite de comerciantes marítimos, se organizaram em cidades-estados, fundam colônias ao longo do mediterrâneo, feitorias, que posteriormente se transformaram em cidades.
A organização política dos hebreus era realizada por Patriarcas, Juízes e Reis. Os patriarcas seriam os responsáveis pela sociedade, de forma a organizar sua famílias de forma política, econômica e social.
A Fenícia era formada por um conjunto de cidades-Estado autônomas. Cada cidade tinha um governo independentes, exercido pelos membros da classe aristocrática, composta por ricos comerciantes, armadores e artesãos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, cuja função transmitia-se por hereditariedade.
Resposta:origem erampescadores e agricultores agrupados em diversas comunidades, transformaram-se ao longo do tempo em comerciantes. ... Os Fenícios tinham a fama de ser os melhores marinheiros da antiguidade provenientes das cidades costeiras que se aventuravam no mar com os seus barcos a remos.
Resposta. Os fenícios possuíam a maior potência naval e mercantil da época e estavam em constante conflito com os gregos. Eles navegavam com as galés. A base do comércio fenício era a tinta conhecida como "púrpura tíria" que foi muito vendida e era extraída do molusco Múrex, que hoje está extinto.
Fenício é um termo inventado pelos gregos. O real nome desse povo é cananeu. Eles eram assim chamados porque vendiam púrpura (pigmento para tecidos). Em grego púrpura significa phoinikes, que passado para o latim fica poenicus, e em português fenícios.
Antigos instrumentos de orientação evoluem para tecnologias via satélite. Sem a bússola, os antigos navegadores se orientavam somente de forma visual, com base, essencialmente, na consulta aos astros, incluindo o Sol e as estrelas como balizadores de suas rotas.
A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio. Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores de Antiguidade.
A principal atividade econômica dos egípcios era a agricultura. Os egípcios cultivavam trigo, cevada, linho, algodão, legumes, frutas e papiro, planta com a qual faziam um papel de boa qualidade.
A principal atividade econômica dos sumérios foi a agricultura irrigada, com cereais e data entre seus principais produtos. Houve também uma importante atividade artesanal, que alcançou altíssimos níveis artísticos. O comércio também foi desenvolvido por escambo com outras áreas do Oriente Próximo.
O comércio era a principal atividade econômica desenvolvida em Constantinopla, visto que a capital bizantina localizava-se numa região privilegiada, que ligava o Mediterrâneo ao Mar Negro, com acesso às rotas comerciais da Ásia.
A economia do Império Bizantino foi ao longo de vários séculos uma das mais fortes economias da região do Mediterrâneo. ... Um dos pilares da economia imperial foi o comércio. O Estado controlava de forma exagerada tanto o comércio interno como externo, e detinha o monopólio da emissão de moeda.
Por estar entre o Ocidente e o Oriente, desenvolveu um ativo e próspero comércio na região, além da produção agrícola, fazendo com que se destacasse do império romano do ocidente, que estava parado e na crise.
Economia do Império Dessa maneira tinham um comércio marítimo forte, agricultura realizada pelos camponeses, produção de tecidos, e o domínio das rotas comerciais do mar Mediterrâneo. O Império Bizantino destacou-se nas relações com a Arábia, Pérsia, China e Índia, no qual o contato era realizado por terra ou mar.
A economia bizantina era baseada na agricultura, no comércio e na indústria em escala pequena. ... Uma característica da economia bizantina é a quase auto-suficiência de cada região, que assim consegue satisfazer a maioria das suas próprias necessidades.
A cultura bizantina reproduzia um enorme poder romano, grego e oriental. Uma das grandes artes está nas igrejas, coroadas por majestosas cúpulas, distintas do estilo das basílicas romanas. ... Portanto as bases da cultura bizantina são: Arquitetura, religião, engenharia,etc.
- Recebeu influências da cultura greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor), realizando uma mistura destes diferentes aspectos culturais; - Estilo artístico teve presença marcante do uso de cores; - Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).
A Cultura Bizantina foi uma das mais importantes na época de transição da Idade Antiga para a Média, pois nela se convergiram a cultura cristã, a romana e a helenística. O Império Bizantino deixou como legado cultural grandes obras, sobretudo mosaicos e construções arquitetônicas.
Manifestações artísticas da arte bizantina A arte bizantina se destacou na pintura e na arquitetura, mas a sua forma mais expressiva foi o mosaico. O destaque para a arquitetura foi a construção de grandes e imponentes igrejas. Na pintura, as principais obras foram as pinturas e afrescos.