As idéias de participação política e a independência proporcionada pelo desenvolvimento da própria personalidade, entremeiam-se, de certa maneira, em sua operação, constituindo cada uma, grosso modo, a causa eficiente e formal da liberdade, respectivamente.
Kant considera que a liberdade é a ação em conformidade com a lei e moral que nos outorgamos a nós mesmos. A liberdade implica assim na responsabilidade do indivíduo por seus próprios atos. Sem dúvida há no conceito de liberdade o envolvimento com a consciência, poder, dever e identidade do ser humano.
A liberdade e a responsabilidade estão fortemente ligadas, na medida em que só somos realmente livres se formos responsáveis e só podemos ser responsáveis se formos livres. A responsabilidade implica constantemente escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade.
A palavra liberdade na filosofia não significa fazer o que bem entender, mas sim o poder que qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei, como é obrigação (dever) a seguir as leis os dois se conciliam para uma mesma causa.
Na história da filosofia, a questão da liberdade constantemente é posta em reflexão, e sempre é tratada como algo inerente à natureza humana. ... Apresentamos a concepção de que a ideia de liberdade corresponde à necessidade natural da razão na busca pela explicação causal, a partir de elementos da Crítica da Razão Pura.
A relação entre moralidade e a ação voluntária conforme o dever pode ser caracterizada como: A ação moral não deve levar em conta se é útil, conveniente ou agradável a alguém, mas apenas se é justa. ... De acordo com a ideia de Immanuel Kant sobre a moralidade, a ação deve visar aquilo que consideramos racionalmente certo.
substantivo masculino Regra que se impõe através da moral, dos hábitos ou da lei: providenciar segurança é dever do governo; o dever de praticar a caridade. Reunião dos deveres de uma pessoa: o funcionário não cumpriu o seu dever.
Direito é tudo o que você pode fazer. Já dever são as obrigações ligadas a isso. Por exemplo, você tem o direito de levar seu cachorro para passear, mas tem o dever de limpar a sujeira que ele faz. As regras – direitos e deveres – são fundamentais para qualquer coisa que fazemos na vida.
Neste sentido, o dever é algo que corresponde por ser feito, mas que uma pessoa pode deixar de fazer caso não tenha preocupação com a ética e a moral. Exemplos de dever: Dever de estudar , dever de dever dinheiro , dever de trabalhar etc...
Poder é possibilidade,dever é obrigação. Você pode até ter a possibilidade de fazer certa coisa,mas se não tiver o dever de fazê-la,você tem a liberdade se recusar a fazer.
2 dever, compromisso, encargo, incumbência, obrigação, responsabilidade.