O refluxo gastroesofágico ocorre em razão de uma falha no esfíncter esofágico inferior, também conhecido como esfíncter cárdico, que funciona como uma válvula, não deixando que o bolo alimentar que está no estômago retorne para o esôfago.
O esfíncter esofágico inferior é o anel de músculos que mantém a parte inferior do esôfago fechada para evitar o refluxo de alimentos e ácido gástrico para dentro do esôfago. Quando a pessoa engole, esse esfíncter geralmente relaxa para permitir que os alimentos passem para dentro do estômago.
Coloque no cardápio
Os vegetais, em geral, possuem naturalmente índice de gorduras e açúcares mais baixos e ajudam a reduzir o ácido do estômago. Boas opções são: brócolis, aspargo, couve, couve-flor, batata e pepino, por exemplo.
Alimentos que devem ser evitados Cafeína: café, chás e chocolate. Esses alimentos estimulam o estômago, atrapalham a contração dos esfíncteres favorecendo o refluxo. Alimentos fermentados, pois irritam a mucosa gastrointestinal. Carboidratos simples: pães, massas, biscoitos, macarrão.
- Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva; - Bebidas alcoólicas; - Refrigerantes; - Leite e derivados em excesso (mais de 2 porções/dia);
Geralmente os sintomas de azia e empachamento após as refeições indicam refluxo. Tomar açaí faz mal para a gastrite? Sim, porque é uma comida muito gordurosa e fermentada, o que agrava a inflamação.
Verdade. Os alimentos gordurosos são os grandes vilões para quem tem refluxo. O médico recorda que doces industrializados, alimentos picantes e café também potencializam os sintomas e a gravidade da doença.
A ingesta de bolo e pudim não serão a melhor opção nutricional pelo excesso de açúcar e conforme ingredientes a base de molhos picantes, molho de tomate, cafeína, gorduras ou condimentos pode estimular o refluxo gastroesofágico, sendo recomendado consumo moderado .
Algumas pessoas podem ter realmente refluxo quando come produtos de trigo, alguns até massa de tomate. Mas em geral, café, refrigerantes, comidas gordurosas, fumo e álcool pioram bastante o refluxo. Procure um cirurgião do aparelho digestivo para investigação.
Algo que quase ninguém imagina é que a primeira atitude recomendada é cortar leite e seus derivados. Isso, mesmo! Iogurte, queijos, manteiga, sorvetes, entre outros, entram na lista dos proibidos para quem está com gastrite.
O especialista concluiu em seus estudos e pesquisas que o sorvete traz alívio imediato para gastrites e até mesmo ulceras gástricas duodenais.
Tome sorvetes frequentes, ou uma bebida de reidratação em uma quantidade mínima de 1 litro por hora durante 1 a 2 horas, ou mais se você continuar tendo grandes quantidades de diarreia.