A partenogênese é um tipo de reprodução sexuada que consiste no desenvolvimento de uma célula reprodutiva até a formação de um novo indivíduo, sem que ocorra a fecundação. Algumas vantagens da partenogênese são: Garantir a reprodução dos organismos quando as condições não são favoráveis para a reprodução sexuada.
Significado de Partenogênese substantivo feminino Reprodução sem fecundação; reprodução natural, ou provocada, a partir de um óvulo não fecundado; agamia.
Ocorre nos ciclos de vida de organismos onde a divisão meiótica leva à formação de esporos haplóides por um indivíduo diplóide (também conhecido como esporófito, planta ou geração esporofítica).
Meiose zigótica é encontrada durante o ciclo de vida de algumas espécies de algas, protozoários e fungos. O zigoto é diploide e, logo após a sua formação, é nele que ocorre a meiose, que origina quatro esporos haploides.
Resolução: durante o ciclo sexuado dos musgos, nos esporângios localizados nos esporófitos, são formados os esporos, que sofrem meiose.
Observe o esporófito com sua cápsula, local onde são produzidos os esporos. ... O esporófito das briófitas permanece aderido ao gametófito e apresenta uma cápsula. É nessa cápsula que ocorre a produção dos esporos haploides por meio de um processo de meiose.
Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, geralmente, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras.