A chegada desses povos à América aconteceu graças ao congelamento do Estreito de Bering, que separa o continente asiático da porção norte da América. ... De acordo com esses estudos, as populações que ocuparam primeiro o continente vieram de regiões do sul asiático, da Polinésia e da Oceania.
Os achados, principalmente pedras lascadas usadas em lanças, levaram à construção do modelo Clóvis-primeiro, segundo o qual uma única leva de indivíduos que cruzou o estreito de Bering, entre o Alasca e a Sibéria, teria iniciado o povoamento do continente americano.
Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos.
Hipótese de Niède Enquanto a hipótese mais aceita do povoamento das Américas postula que os primeiros humanos chegaram no continente há 15.
Localizado ao sul do Estado do Piauí, o município de São Raimundo Nonato tem como seu maior atrativo o Parque Nacional da Serra da Capivara, o mais importante sítio arqueológico do Brasil, que tem pinturas rupestres de mais de 25 mil anos.
Alguns sítios arqueológicos que revelaram evidências de grupos humanos anteriores à cultura Clóvis são: Sítio Arqueológico Lapa Vermelha, em Lagoa Santa (Minas Gerais), onde o fóssil Luzia foi encontrado. ... Sítio Arqueológico Serra da Capivara, São Raimundo Nonato, Piauí
Ao estudar a morfologia craniana de Luzia, Neves encontrou traços que lembram os atuais aborígenes da Austrália e os negros da África. As populações da primeira onda migratória da teoria de Neves, foram chamadas de aborígenes americanos, sendo semelhates a Luzia.
Sítios arqueológicos Contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados apresentam vestígios do homem que podem ter 50.
Caral
Atualmente, reivindica-se ao sítio arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada, os vestígios mais antigos deixados pelo homem nas Américas. Datações feitas a partir de carvões originados de fogueiras e pedras lascadas indicam uma ocupação humana que remonta a cerca de 60 mil anos.
No Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, região Nordeste do país, abriga o maior e mais antigo acervo rupestre da América. Muitos artefatos localizados lá datam de 50.