O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. ... Thomson, a partir de seu modelo, confirmou e provou a existência de elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, ou seja, o átomo possui partículas subatômicas.
Dalton propôs que cada átomo de um elemento, como o ouro, por exemplo, são iguais a todos os outros átomos desse mesmo elemento. Ele também notou que os átomos de um determinado elemento são diferentes dos átomos de todos os outros elementos.
(Fuvest-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico: a) o átomo ser indivisível. ... c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.
Utilizando uma ampola de Crookes, Thomson observou que as emissões irradiadas pelo gás dentro do tubo eram desviadas no sentido da placa externa positiva, seja qual for o gás. Deste modo, ficou confirmada a presença de partículas subatômicas negativas, denominadas elétrons.
Diferenças: Dalton dizia que o átomo era indivisível, maciço e indestrutível. Já para thomson o átomo era dividido em prótons e elétrons, o que explicava alguns fenômenos naturais melhor do que a teoria de Dalton.
Os 4 quimicos apresentam uma semelhança em relaçao aos elétrons. Dalton, descobriu os elétrons. ... Bohr, diz que ao redor do nucleo existem orbitas circulares, onde giram os elétrons. A energia do elétron é quantizada.