A febre em um idoso não acontece na mesma proporção que um adulto mais jovem. Normalmente, não atinge altas temperaturas, permanecendo em 37,5 a 38 graus. E isso dificulta a percepção por familiares e cuidadores.
No contexto da assistência aos idosos, os sinais vitais (SSVV) são indicadores que merecem atenção especial, devido à grande variação em sua saúde fisiológica, cognitiva e psicossocial. Os SSVV incluem a aferição fisiológica da pressão arterial, frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR) e temperatura.
até 2 anos — 120 a 140 bpm; 8 até 17 anos — 80 a 100 bpm; adulto sedentário — 70 a 80 bpm; adultos que praticam atividades físicas e idosos — 50 a 60 bpm.
Os sinais vitais compreendem a temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial.
Os sinais vitais são indicadores das funções vitais e podem orientar o diagnóstico inicial e o acompanhamento da evolução do quadro clínico do paciente. São eles: Pressão arterial; Pulso; Respiração; Temperatura.
A Agência Americana de Pesquisa e Qualidade em Saúde Pública e a Sociedade Americana de Dor descrevem a dor como o quinto sinal vital que deve sempre ser registrado ao mesmo tempo e no mesmo ambiente clínico em que também são avaliados os outros sinais vitais, quais sejam: temperatura, pulso, respiração e pressão ...
A dor pode ser avaliada por meio do relato do paciente, observação do seu comportamento e das respostas fisiológicas à dor19. As escalas de avaliação são instrumentos para mensurar a dor e podem ser classificadas em uni ou multidimensionais.
Para se medir a intensidade da dor que o paciente sente, há escalas específicas. As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN).
Por que avaliar e mensurar a dor? Conhecer a dor ou sofrimento do paciente • Elaborar tratamentos mais adequados à condição dolorosa • Poder verificar os resultados das intervenções analgésicas • Serve como medida para basear o tratamento ou a conduta terapêutica.
O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez...
O corpo humano consegue chegar a 42°C. Se a temperatura for maior que isso o corpo sobre uma hipertermia, que não pode ser revertida, e a pessoa pode acabar morrendo.
Segundo pesquisas, o corpo humano consegue aguentar aproximadamente 47 dels. Partindo disso, para se ter um meio de comparação, estabeleceu-se que o parto causa 57 dels de dor, o equivalente a sentir 20 ossos sendo quebrados de uma só vez. Por outro lado, o tão temido chute no saco poderia causar 9 mil dels.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.