Recentemente resolvi fazer uma maratona do cult Blade Runner e me dei conta que provavelmente muita gente não tem conhecimento de como funciona o mundo cinematográfico de BR, por isso resolvi trazer esse post contando um pouco.
Só que, mais curioso do que imaginar como o personagem vai ser introduzido, é de dar conta que há toda uma geração de fãs que não faz a mínima ideia de quem é Blade e qual sua importância dentro dos filmes de super-heróis — e é esse legado que o MCU parece estar interessado em manter.
O filme examina a humanidade enquanto é um espetáculo visual neo-noir, e esse tema continua na sequência do legado. Blade Runner 2049 segue o oficial K (Ryan Gosling) caçando Deckard e revela que os replicantes podem até se reproduzir.
Blade Runner 2049 também revelou o grupo de replicantes que estava construindo uma resistência, insinuando uma guerra épica entre um exército replicante e seu criador.
O show pode ser adiado ainda mais se os sindicatos de roteiristas e atores não chegarem a um acordo com o AMPTP em breve. No entanto, o lado positivo é que, com base no local de filmagem, Scott poderia estar dirigindo algumas das séries, já que é extremamente perto da casa do cineasta escocês.
Pelo lado positivo, isso dá aos fãs tempo suficiente para transmitir o primeiro filme ‘Blade’ e suas sequências e assistir novamente a todos os filmes da Marvel em ordem.
Acho que visamos tudo o que estamos fazendo agora para crianças e adultos. Então eu acho que sua pergunta é: mais adulto ou R-rated. Você sabe, além de Deadpool, que já se estabeleceu como um certo gênero e uma certa classificação que já dissemos que não mexeríamos quando começarmos a trabalhar com Deadpool – o que temos. Fora isso, nunca encontramos uma história, ou um enredo, ou a jornada de um personagem que um PG-13 ou o tom ou as classificações que usamos até agora nos impediu. Nunca fomos retidos por isso. Se algum dia formos, certamente pode haver uma discussão a ser feita agora que existem outros veículos como o Hulu, como o Star. Mas isso ainda não foi o caso. Conseguimos contar todos os tipos de histórias que queríamos com a tonalidade e a estrutura de classificação que temos agora.
Em 5 de maio de 2021, o The Hollywood Reporter revelou que o cronograma de produção de ‘Blade’ foi adiado de setembro de 2021 até julho seguinte. O motivo do atraso foi passar mais tempo com Stacy Osei-Kuffour no roteiro. É uma razão válida e perfeitamente tranquilizadora que também ajuda a explicar por que ainda não sabemos quando esperar que este filme chegue aos cinemas.
Apesar de anos de campanha para retornar ao papel, Wesley Snipes deu sua bênção ao reboot de ‘Blade’. Assim, ele citou Mahershala Ali como “um artista bonito e talentoso cujas expressões espero experimentar por muitos anos”. “Daywalkers” ( fãs de Blade ) também começaram a exigir que o MCU pelo menos desse a Snipes uma parte, ou seja, o mentor de Blade, Whistler, sobre o qual teremos que esperar para ver se vai acontecer.
No mês seguinte, o diretor de ‘Deadpool 2’, David Leitch, disse ao ScreenRant que estaria interessado em fazer do novo filme ‘Blade’ sua próxima adaptação da Marvel Comics, acrescentando que ele trabalhou em acrobacias no original de 1998. Ainda assim, não um nome na cadeira do diretor, mas uma posição importante já tem nome.
Ao mesmo tempo, toda essa demora também ajudou a construir uma mística em torno da estreia do Caminhante Diurno no MCU e seu papel nas histórias que estão se desenhando. Ainda parece difícil enxergar como o caçador de vampiros vai se encaixar na Saga do Multiverso, mas algumas pistas sobre seu papel já começaram a surgir aqui e ali nesse período de poucas novidades que vimos nos últimos anos.
O primeiro filme de ‘Blade’, estrelado por Wesley Snipes como o caçador titular, é um dos melhores filmes da Marvel antes do MCU. Além disso, é de uma época onde os filmes de quadrinhos com classificação +18 ainda eram raros. A adaptação de 1998 gerou duas sequências e uma série de TV de curta duração em 2006. Foi apenas alguns anos depois que Snipes começou a liderar a conversa de trazer o meio-homem, meio-vampiro de volta à tela grande.
Embora houvesse um intervalo de 35 anos entre Blade Runner e Blade Runner 2049, o público não terá que esperar tanto pela série de TV, pois Blade Runner 2099 está confirmado. A produtora de Scott, Scott Free, está trabalhando com a Amazon para criar a série.
Embora tenha surgido nos quadrinhos da Marvel em 1973, Blade sempre foi um personagem bastante irrelevante dentro do universo de homens de capa e super-poderes. Ele surge naquele período em que as editoras apostaram nas histórias de terror e, depois disso, nunca foi muito mais do que um coadjuvante muito esporádico nas revistas de linha.
Claro, uma potencial marca PG-13 tem sido uma preocupação muito menor entre os “Daywalkers” do que o cronograma de filmagem de ‘Blade’. Não foi até março de 2021, quando a Marvel Studios revelou que o thriller anti-herói começaria a ser filmado em setembro daquele ano. Mas essa data mudaria por uma ampla margem logo depois.
Por isso mesmo, Blade passou a ser cultuado como o grande responsável pela enxurrada de lançamentos que temos hoje com MCU, Sony e Warner trazendo alguém com a cueca em cima da calça a todo o instante para as telas. Porém, no início de tudo, era apenas um vampiro que podia andar de dia, uma espada e um sonho. Deu no que deu.
Embora Gosling possa retornar como Oficial K, está fortemente implícito que ele morre no final de Blade Runner 2049. É provável que o Blade Runner 2099 elenco estará cheio de novos atores da série interpretando personagens completamente originais.
Para quem sente que está esperando o tempo de vida de um vampiro para a reinicialização do MCU, talvez possamos fornecer algumas esperanças. Assim, estamos trazendo tudo o que sabemos sobre o filme do Blade.
O primeiro filme foi lançado em 1982 e tem seu título nacional: Blade Runner, O Caçador de Andróides. Só que este tem várias versões e cada uma tem suas particularidades.
Na San Diego Comic-Con de 2022, Feige anunciou que Blade chega aos cinemas no dia 1º de novembro de 2023. No entanto, a definição de uma data não quer dizer que há detalhes mais concretos sobre o que podemos esperar do personagem.