3 – Como utilizar o esterco como adubo? ... Para os vasos, a proporção mais utilizada é a de duas partes de terra para uma de esterco, juntamente com meia parte de areia. Remexa a terra com cuidado a uma profundidade de 20 ou 30 centímetros antes de começar a adicionar o esterco.
O curtimento Uma maneira de curtir esse material é empilhando-o no chão, em camadas de 30 centímetros, regando diariamente e revirando o montante a cada três dias. Após 30 dias, o esterco estará curtido e não apresentará muito odor. Depois disso, basta misturá-lo na terra.
A adubação orgânica pode ser feita com esterco curtido. O recomendado é colocar de 15 a 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha por metro quadrado de canteiro. O esterco deve ser bem incorporado à terra.
Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.
Os adubos orgânicos, que apresentam melhores resultados em gramados são a torta de mamona, o composto orgânico, o húmus de minhoca ou os vários tipos de esterco, contanto que estejam curtidos.
Pode ser feito outras receitas como: 40 kg de esterco fresco + 20 a 40 kg de capins picados + água ou então: 50 kg de esterco de gado fresco + farinha de osso + cinzas + água. Adicionando açucar ou melaço favorece a fermentação. Fecha se hermeticamente a parte superior do tambor com a tampa ou um plástico.
Use um recipiente para acumular o líquido e, depois de diluído, aplique-o sobre a terra. Mas, atenção, se o chorume for guardado em um ambiente fechado e por muito tempo, o seu cheiro se torna forte e desagradável. Por isso, não acumule esse material em casa durante longos períodos.
Modo de fazer Coloque a água e os resíduos e misture diariamente para aerar o preparo. A matéria orgânica em decomposição acelerada produz cheiro forte nos primeiros meses. Por isso, recomenda-se deixar tampado. Atenção à resíduos muito fibrosos ou de difícil digestão para não acumular material sólido no fundo.
Para utilizá-lo como fertilizante de solo, é preciso dissolver cada parte de chorume em dez partes de água. Para utilizá-lo como pesticida natural, dissolva o chorume em água na proporção de meio a meio e borrife nas folhas dos vegetais no final da tarde, para não haver queimadura de sol nas plantas.
Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem - além da serragem, você pode usar como matéria seca grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica.