Resposta. Resposta:Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.” MORAL DA HISTÓRIA: trate os outros tal como deseja ser tratado.
Resposta: Moral da história: quando não nos permitimos observar toda uma situação ou pessoa (visão sistêmica), podemos limitar nossa compreensão por ver apenas parte (visão periférica). Cada ponto de vista é a vista sobre um ponto.
Dentre todas as ferramentas da literatura infantil, as fábulas são muito valiosas pois são narrativas curtas, cujos personagens são animais que ganham vida e apresentam características humanas, terminando sempre com uma reflexão de ordem moral.
a) Qual a moral da história? Ela está explícita no texto? A moral é que é difícil aceitar uma opinião diferente da nossa, mesmo que sejam apresentados argumentos bem embasados. Não, ela não está explícita no texto.
A moral do texto "Dona Conceição e o Senhor Joaquim" é a de que quando duas pessoas tem dificuldades em aceitar opiniões contrárias, é melhor evitar desentendimentos, pois não importa o quão embasados sejam os argumentos de ambos os lados, a outra pessoa não tem a intenção de concordar de qualquer forma.
Resposta: Serve para se construir um ensinamento, com toda certeza.
A Fábula e o público infantojuvenil Com relação ao público infantil, a fábula representa um importante espaço para a disseminação de valores essenciais às relações sociais, como ética, amizade, respeito às diferenças, humildade, generosidade etc.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.