15,999 u
As massas atómicas são normalmente expressas em termos de um padrão – em vez de compararmos a massa de um átomo com um quilograma, comparamo-la com a massa de outros átomos. ... A estas massas também podemos chamar massas isotópicas.
Massa é uma propriedade física dos corpos e partículas, por isso, seu conceito está sujeito à forma como é medida. Uma de suas definições é a inércia, que mede sua resistência à aceleração, que surge a partir da aplicação de uma força.
Para calcular a massa, devemos multiplicar o volume pela densidade. Para calcular o volume devemos dividir a massa pela densidade.
A segunda Lei de Newton afirma que a força é igual à massa multiplicada pela aceleração (F = m x a). Se souber o valor da força resultante e a aceleração do objeto, você pode inverter a fórmula para calcular a massa: m = F / a. A força é medida em N (Newton), mas também pode ser expressa como (kg * m) / s2.
O que é?
A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m1 + m2). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Uma massa solar é a massa do sol, ou, mais precisamente, 1.
Volume da solução 1 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000) Massa do soluto na solução 1 = 10 g. Volume da solução 2 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000) Massa do soluto na solução 2 = 20 g.
Podemos calcular a concentração comum por meio da seguinte fórmula matemática:
O Título ou porcentagem em massa é a relação (razão) entre a massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100%.
Concentração de soluções
Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.
Para calcular, utilizamos:
A molalidade de uma solução química é a quantidade de uma espécie de soluto (em mols) em uma solução dividida pela massa do solvente (em quilogramas). A concentração das soluções (misturas homogêneas) pode ser medida usando-se diferentes relações numéricas.
A normalidade indica o número de equivalentes-grama do soluto em 1 (um) litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (eg) de soluto dissolvidos e o volume de solução em litros.
Molaridade (M) é outra forma de calcular a concentração de soluto em uma solução, o que é feito através da fórmula M = m/M.V. M é a razão entre a quantidade em mols do soluto sobre a quantidade total em mols da solução. Enquanto a molalidade é medida em mol /Kg, a molaridade é medida em mol/L.
Esse cálculo é feito por meio da fórmula abaixo: Sendo que: C = Concentração Comum; m1 = massa do soluto (o índice 1 indica que a grandeza se refere somente ao soluto); v = volume da solução (o fato de estar sem índice indica que se refere à solução inteira, isto é, o volume do soluto e do solvente juntos).
A concentração de soluções químicas é a unidade de soluto presente em determinada quantidade de solvente ou de solução. ... No cotidiano, dependendo da quantidade de soluto e de solvente presente na solução, costumamos dizer que ela é fraca ou forte, indicando a sua saturação.
Concentração é o termo que utilizado para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução. As concentrações podem ser: Concentração comum, densidade e fração molar (essas são as q eu lembro). As quantidades podem ser dadas em massa, volume, mol, etc.
Os tipos de concentração envolvem diferentes unidades de medida e os principais são: a concentração comum, a molaridade, o título e a molalidade. A concentração de uma solução (mistura homogênea) é a medida da quantidade de soluto que está presente em uma determinada quantidade de solvente.
Podemos definir a concentração de uma solução como a quantidade de soluto presente numa determinada quantidade de solvente. ... Como o mol do soluto é dado pela massa do soluto dividida pela massa molar do soluto, a molalidade também pode ser calculada pela fórmula W = m/M.
Conforme mostrado acima, a concentração de uma solução tem como unidade padrão g/L (gramas por litro), mas ela pode ser expressa em outras unidades de massa e volume, como g/m3, mg/L, kg/mL, etc.
Concentração comum (C) Onde m1 é a massa do soluto (em g), V é o volume da solução (em L ou mL) e C é a concentração comum. A unidade de medida que utilizamos nesse caso para a concentração é g/L, g/mL, …