Esta variável é considerada com média zero e limites de variação definido pela resolução do equipamento; Incerteza herdada do bloco padrão (LS): Esta variável tem média dada pelo valor do padrão com desvio padrão definido pela incerteza combinada, ambos declarados no certificado de calibração (U=0,0008 mm, k=2);
Obviamente, no caso das réguas centimetrada e decimetrada, as incertezas de escalas são 0,5 cm e 0,5 dm, respectivamente. Para entender a origem deste critério, considere por exemplo, a medida do comprimento do lápis com uma régua milimetrada mostrada na Fig. 1.
A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento associado ao valor da grandeza a ser medida. ... O resultado de uma medição (após correção) pode, sem que se perceba, estar muito próximo do valor da grandeza (e, assim, ter um erro desprezível), muito embora possa ter uma incerteza grande.
ERRO DE MEDIÇÃO: é a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando. Matematicamente, o erro de medição pode ser calculado de uma forma muito simples pela equação 1.
1 Paquímetro: erros de leitura, utilização e conservação 2 Erros de leitura Além da falta de habilidade do operador, outros fatores podem provocar erros de leitura no paquímetro, como, por exemplo, a paralaxe e a pressão de medição.
Fontes de erros de medição
Há pelo menos seis fatores gerais relevantes para a medição, identificáveis por qualquer interessado: o metrólogo, observador, ou medidor; o instrumento ou sistema de medição; o ambiente ou contexto; a mensuranda ou grandeza sob medição; a técnica, o método e os procedimentos de medição; o processamento das leituras e ...
O fator de abrangência k é obtido a partir dos graus de liberdade efetivos da incerteza, e é um fator multiplicador adimensional (expresso por um número simples) da incerteza. ... O tamanho de um passo com relação ao outro pode não ser igual, ou seja, para definir o tamanho do seu passo existe uma incerteza.