Os hidrocarbonetos têm enorme importância no dia a dia, pois são os principais formadores do petróleo, gás natural, carvão mineral e diversas matérias-primas utilizadas pela indústria na produção de plásticos, velas, etc.
Combustível encontrado no gás GNV, gás natural veicular. - propano e butano (C3H8 e C4H10) – É o gás de cozinha. O GLP, gás liquefeito do petróleo. - octano (C8H18) – Gasolina, combustível usado em automóveis.
A cadeia principal de um hidrocarboneto é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente. ... São largamente utilizados na indústria química, sendo essenciais na produção dos derivados do petróleo: combustíveis, polímeros, parafinas, dentre outros.
Toda substância orgânica constituída apenas de hidrogênio e carbono é classificada como Hidrocarboneto. A maioria deles é obtida da destilação do Petróleo, apesar de alguns poucos serem encontrados naturalmente. Vamos começar com a classificação mais simples, em respeito às ligações entre carbonos.
Alcanos (ou hidrocarbonetos parafínicos): Hidrocarbonetos de cadeia saturada, ou seja, possuem apenas ligações simples entre carbonos e são cadeias acíclicas (cadeias abertas). Fórmula Geral: CnH2n+2. Na nomenclatura, possuem o intermediário “an".
Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos. Veja alguns exemplos: ... Isso se aplica a todos os alcanos.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).