Os Iorubás e os Bantos foram importantes para a formação cultural do Brasil por serem a ancestralidade de muitos afrodescendentes brasileiros. ... Além disto, o modo como falavam também passou a integrar o vocabulário brasileiro - palavras como cafuné e cafundó, por exemplo, vieram destes povos.
Alguns povos de origem iorubá eram nômades, outros sedentários, e praticavam uma forma tradicional de religião, que está na origem da matriz afro-brasileira, além de falar uma língua própria (a língua iorubá).
Verificado por especialistas Antes da escravização os povos iorubás eram semi-nômades (estabeleciam algumas cidades, mas que abrigavam uma parcela pequena da sua população) e tinham práticas econômicas condizentes: praticavam o extrativismo vegetal e animal e o comércio em modelo de escambo com os povos nativos.
Os iorubas residiam na África ocidental. Essa civilização era muito rica e vivia do comércio. Os comerciantes circulavam tanto pela terra como pelos rios. Eles navegavam em canoas que sempre estavam carregadas de produtos que eram coletados nas florestas como, pele de leopardo, pimenta, marfim, noz de cola.
Resposta. Resposta: Pele de leopardo, pimenta, marfim, noz de cola. Também comercializam couro, metal e outros produtos artesanais.
Resposta. Resposta: Muitos acreditam que o declínio do império começou em 1754 com as intrigas dinásticas e os golpes de estado patrocinados pelo primeiro-ministro Bashorun Gaha.
Porque não tinham uma unidade política, eram independentes umas das outras, ou seja, suas cidades eram como pequenos reinos independentes, formavam assim, cidades-Estado ou cidades-reino.
Os bantos constituem um grupo etnolingüístico, localizado principalmente na América subsariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo.
Na verdade, a origem do povo iorubá é a cidade de Ile-Ife (Nigéria). ... ... Eles eram de Dahomey (hoje Benin), do Togo e na maioria do sudoeste da Nigéria.
Resposta. Resposta:As relações entre sociedade evnatureza refletem e produzem as transformações ocorridas no contexto do espaço geográfico. ... Essa relação diz respeito às formas pelas quais as ações humanas transformam o meio natural e utilizam-se deste para o seu desenvolvimento.
Verificado por especialistas. A primeira estrofe trás a tona a a desigualdade social, vislumbrando que o eu lírico era escravo de seu próprio trabalho, que a mesma coisa que ele fazia tão bem, a construção, o impedia de ser um homem livre.
Numerosos reinos de diversos tamanhos organizavam-se em torno de um único rei, o obá. As cidades eram muito povoadas. No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo.