A música quer chamar atenção para o porquê de muitos relacionamentos entre os familiares não dar certo, e que muitas vezes são os problemas de família que constroem gatilhos na vida de uma pessoa para a raiva, tristeza, rebeldia... Em fim, sentimentos e comportamentos negativos, e até o suicídio.
Todo texto traz a voz daquele que enuncia, que fala, mesmo quando sua presença não está textualmente marcada por um “Na minha opinião”, “Para mim”, “Eu acho que”. As escolhas lexicais (verbos, substantivos, adjetivos) e a organização textual já dão indícios da caracterização, da formação e da opinião do enunciador.
Toda palavra dialoga com outras palavras que são constituídas a partir de discursos já-ditos, ou seja, de “vozes sociais”, vozes estas que remetem a ideologias e conhecimentos de mundo representados por grupos sociais distintos.
Primeira pessoa (eu, nós) : o narrador fala usando aspas, travessões para demostrar a fala de alguém. Indireto: o narrador reproduz com suas palavras o que foi dito por alguém. ... Terceira pessoa (eles, elas) : O narrador usa sua própria voz, para reelaborar o que foi dito pelo personagem.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
São três as pessoas do discurso: 1ª pessoa → Eu, nós: Indica quem fala. 2ª pessoa → Tu, vós: Indica a pessoa com quem se fala. 3ª pessoa → Ele/ela, Eles/elas: Indica de quem se fala.
Definem-se o locutor, quem fala, e o alocutário, o outro para quem se fala, além da não pessoa “ele”, qualquer um ou qualquer coisa de que se fala no discurso.
Discurso direto é a citação literal de algo que alguém disse. No texto escrito, são utilizadas marcas gráficas como aspas ou travessão.
Indireto, pois é o narrador quem descreve as falas dos personagens e não há travessão, ou seja, precisão das frase correta que o personagem falou.
Direto= refere-se a fala das personagens, sem participação do narrador. Normalmente existe travessão neste tipo de discurso.
As orações que estão na ordem direta apresentam a seguinte sequência: SUJEITO -> VERBO -> COMPLEMENTO (Objeto direto ou indireto) -> ADJUNTO ADVERBIAL. ... Já as orações que estão na ordem indireta apresentam um deslocamento de um ou mais termos. Veja o exemplo: Ontem à noite os alunos estudaram astronomia.
Na ordem direta, o sujeito é disposto na oração antes do predicado. Observe os exemplos: As mães preocupam-se muito com os filhos. Os perfumes me dão alergias no pescoço.
Como transformar uma frase na ordem direta para a ordem indireta? - Quora. A forma mais simples é pôr o sujeito depois do verbo, trazendo ou não o objeto para o começo: O menino comeu o lanche > O lanche o menino comeu. Pode ficar esquisito: O lanche, comeu o menino.
RESUMO: