A relaxina é uma hormona proteica produzida pelo corpo lúteo do ovário, bem como por outros órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino. Parece ter um papel importante na preparação do aparelho reprodutor para o nascimento e nas alterações que ocorrem no sistema cardiovascular da mulher durante a gravidez.
Relaxina. Produzida pela placenta e pelo corpo lúteo dos ovários, ajuda a amolecer as articulações e ligamentos pélvicos para ajudar na passagem do bebê. Ela também permite a distensão do útero conforme o bebê cresce.
Hormônio beta-HCG Hormônio produzido pelo ovário logo após a concepção. A detecção de sua presença no organismo é o indício em que se baseia grande parte dos testes de gravidez. Associado à progesterona, o beta-HCG tem papel fundamental na manutenção da gravidez durante o primeiro trimestre.
Essa técnica consiste em introduzir uma sonda com um ou dois balões em seu extremo, dentro do colo uterino. Eles se enchem de água para que possam exercer pressão sobre o colo uterino, provocando assim sua dilatação e a liberação de forma natural das prostaglandinas.
boa hora!
A ocitocina é um hormônio que potencializa as contrações uterinas tornando-as fortes e coordenadas, até completar-se o parto. Quando inicia a gravidez, não existem receptores no útero para a ocitocina. Estes receptores vão aparecendo gradativamente no decorrer da gravidez.
A ocitocina é o principal hormônio responsável pelo parto em mamíferos. É ela quem promove as contrações uterinas, que provocam a dilatação do colo uterino e a descida do bebê no canal da pelve feminina. Mas a ocitocina é muito mais que o hormônio do parto.