Compreendendo as fontes históricas O historiador é o profissional responsável por estudar os vestígios deixados pelo passado e procurar reconstruí-lo e interpretá-lo da melhor forma possível.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. ... A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.
Em geral, o senso comum atribui aos historiadores e historiadoras dois ofícios principais: a docência e a escrita da História (pesquisa). De fato isso não está errado. Mas embora em muitos países tais características sejam predominantes, o ofício do historiador hoje em dia não se limita apenas a isso.
Por ser um cientista, o historiador é extremamente importante para a sociedade. Ele tem a função de analisar criticamente os acontecimentos do passado. ... O historiador também tem a importante função de resgatar e preservar a memória dos povos. “Um povo sem memória é um povo sem história.
O papel do historiador é de estudar e interpretar o passado, isto é, compreender e ser capaz de explicar a história para seus contemporâneos, mostrando-os as várias formas de compreender a cadeia de eventos que moldou a história.
Os historiadores brasileiros apresentam como seu objeto principal de estudo os fatos históricos que vêm ocorrendo ao longo do tempo. Como por exemplo: descoberta do Brasil, período da república, independência do Brasil, mudanças econômicas, migração, escravidão, êxodo rural, colonização, entre outros.
A arquiologia estuda objetos, fósseis e várias outras coisas antigas da pré história. Sem esses "objetos" o passado da humanidade não teria provas concretas de ter acontecido por isso a grande importância da arquiologia.
A arqueologia é uma área científica que se preocupa em compreender o passado das sociedades humanas por meio de registros e evidências antigas. ... O mais comum é que os estudos sejam empreendidos por pesquisas sobre o solo e materiais arqueológicos que foram soterrados ou danificados ao longo do tempo.
A História, na maioria dos casos, se ocupa da análise e interpretação de documentos e relatos deixados em épocas especificas da trajetória da humanidade. Já a Arqueologia, tende a olhar para os artefatos e demais vestígios deixados pelos grupos humanos.
São semelhanças entre os historiadores e os arqueólogos o fato de ambos serem parte da grande área das Ciências Humanas, ambos trabalharem com alguma noção (mais rígida ou mais interpretativa) do passado, ambos empregarem um método científico que é próprio para os seus objetos de estudo e o fato de avanços realizados ...
B - Elas se cruzam pois, em suas análises, acabam tendo de pedir "ajuda" umas às outras: sem a Arqueologia, os historiadores poderiam se ver sem fontes históricas para analisar, ou sem ter como avaliá-las de maneira adequada, e sem a História, os arqueólogos se veriam sem ter como contextualizar aquilo que escavam.
A arqueologia estuda as civilizações e sociedades extintas; a paleontologia, as formas de vida animal e vegetal de períodos geológicos passados.
Paleontologia:ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis. ... Geologia:ciência que estuda a origem, história, vida e estrutura da Terra. conjunto de terrenos, rochas e fenômenos de que trata essa ciência.
O paleontólogo estuda fósseis, que são evidências de uma atividade biológica ou geológica com mais de 11 mil anos. Já o arqueólogo investiga vestígios da atividade humana, sem um período específico.
Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália possuem universidades que são referência nessa formação. A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a única do Brasil reconhecida pelo MEC a oferecer um curso de especialização em Paleontologia e Geologia Histórica.
Em final de carreira, o salário pode chegar a R$ 8 mil. Mas o Paleontólogo precisa ter Mestrado e Doutorado. Sem esses títulos, ele não pode nem pensar em iniciar uma carreira. É preciso deixar claro que ninguém fica milionário fazendo Paleontologia.
O Paleontólogo precisa gostar da natureza e da vida ao ar livre. Deve gostar também de viajar e caminhadas. Precisa interessar-se pela história evolutiva dos seres vivos e da Terra. Deve ter preferência pela vida acadêmica além de ter conhecimento de duas grandes áreas: a Biologia e a Geologia.
Portanto, a arqueologia é a ciência social que estuda o passado das civilizações humanas por meio dos vestígios materiais deixados por elas. ... A partir da análise desses objetivos, o arqueólogo traça a história de evolução da sociedade.
Quem faz esse trabalho de exploração e catalogação é um cientista, com formação para investigar como existiam e funcionavam os organismos e ecossistemas na Terra em tempos remotos, o paleontólogo. ...
Um paleontólogo é um cientista com formação superior em Geologia (ou em Biologia, ainda que esta seja menos frequente) que estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado da Terra. ... Os paleontólogos são os cientistas que estudam Paleontologia.