A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Diferença entre circular e memorando Um memorando tem como público os funcionários de um setor, enquanto que o documento do tipo circular pode ser escrito e enviado para vários setores ao mesmo tempo.
O memorando é um texto de caráter empresarial ou institucional que serve para estabelecer comunicados e avisos entre setores internos ou entre filiais.
O memorando pode ser utilizado entre unidades administrativas de uma instituição para se direcionar a setores do mesmo nível hierárquico ou de níveis diferentes, uma vez que ele pode ter caráter administrativo e pode ser utilizado para expor ideias, projetos, diretrizes, entre outros.
O comunicado interno serve para transmitir uma informação impactante aos colaboradores, visando comunicar um determinado assunto para um grupo de pessoas. Trata-se, portanto, de um canal de comunicação estratégico muito importante entre a empresa e o funcionário para fazer com que uma gestão seja transparente.