É formado por células, fibras com colágeno e elastina, e substâncias como o ácido hialurônico, termos que também costumam aparecer no campo das lesões e sua prevenção ou recuperação.
Para algumas pessoas, as aderências podem piorar com o tempo, fazendo com que a fáscia comprima e contorça os músculos circundantes. Isso pode levar a nós dolorosos nos músculos, chamados de pontos de gatilho.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
Os músculos dos membros inferiores são os mais fortes do corpo. Graças aos músculos das pernas, podemos ficar de pé e manter o equilíbrio.
Os músculos do grupo do tórax e abdômen permitem a respiração, impedem o corpo de se curvar e ceder ao próprio peso, entre outros movimentos.
Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos.
As fibras musculares, por sua vez, são controladas pelo sistema nervoso, que se encarregam de receber a informação e respondê-la realizando a ação solicitada.
A hidratação está mais relacionada com a interna, ou seja, é necessário se hidratar adequadamente, independente da umidade do ar. Além disso, é importante manter a prática da atividade física.
A principal função das fáscias é proteger e dar suporte às estruturas profundas e aos órgãos do corpo. Além disso, as fáscias diminuem a fricção entre os músculos e transmitem os movimentos dos corpos para os ossos, podendo servir como ponto de fixação para os músculos esqueléticos.
Os músculos dos membros superiores são capazes de fazer a pressão exata e permitem flexibilidade e precisão para tarefas delicadas ou que exigem muita força.
A importância das fáscias reside no fato de que elas têm uma grande capacidade de deslizamento e deslocamento entre elas, permitindo o movimento e o funcionamento correto de todas as estruturas que as cercam, tais como:
O grupo muscular da cabeça e do pescoço é composto por mais de 30 pequenos músculos que ajudam a exprimir os sentimentos, mover os maxilares ou manter a cabeça erguida.
Fáscia é um termo genérico que descreve qualquer bainha, revestimento, ou camada de tecido dissecável que se fixa, envolve e/ou separa as estruturas profundas do corpo.
Eles estão conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.
No caso de trauma, cirurgia, má postura, etc. limitações da fáscia podem ocorrer devido à perda de água e colágeno. Como resultado, nosso corpo responde com dor, perda de flexibilidade e mobilidade reduzida.
Eles são agrupados da seguinte forma: músculos da cabeça e do pescoço, músculos do tórax e abdômen, músculos dos membros superiores e músculos dos membros inferiores.
O corpo humano é formado por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir que façamos diversos movimentos.
O termo fáscia profunda descreve um tecido conjuntivo denso, organizado que se localiza profundamente à pele e ao tecido subcutâneo. Ela envolve os músculos, órgãos e estruturas relacionadas. De acordo com a sua localização, podemos distinguir vários tipos de fáscias profundas. Entre eles:
Simplificando: Imagina que a fáscia é sua roupa interna, que reveste seus músculos e estabiliza o corpo. Você não vai querer deixar de cuidar dela, né? Se cuide por inteiro.
Identificando um ponto-gatilho Dor ao realizar um alongamento ou contração do músculo envolvido; Hipersensibilidade a palpação ou dígito-pressão; Dor referida em torno do músculo ou até uma região mais abrangente.
Os pontos-Gatilho são pontos hipersensíveis de dor localizados, nos músculos e no tecido conjuntivo. São nódulos palpáveis, onde a dor acontece por pressão digital, ou espontaneamente.
Os trigger points se formam apenas em músculos. Ocorre uma contração local, em um pequeno número de fibras musculares de um músculo. Estes, por sua vez, podem irradiar em tendões e ligamentos associados com o músculo, podendo causar dor profunda dentro de uma articulação onde não existem músculos.
Trigger points, ou, Pontos gatilhos podem estar ativos ou latentes, sendo o ponto-gatilho ativo sempre doloroso ao toque, levando à perda de força muscular e de amplitude de movimento, e o latente indolor durante as atividades normais, porém sensível à palpação, podendo ser ativado quando o músculo está estirado, ...