As diferenças entre os três documentos estruturantes da etapa: RCNEI, DCNEI e BNCC. RCNEI (1998) estabelece o que deve ser ensinado. ... BNCC (2017) reforça a concepção de criança como protagonista e institui os 5 Campos de Experiências e objetivos de aprendizagem baseados nos 6 Direitos de Aprendizagem.
Referencial curricular nacional para a educação infantil, Conhecimentos de mundo, Identidade e autonomia, Referencial Curricular, Organização do tempo, Formação do coletivo institucional. É uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil.
Enquanto o RCNEI tem como foco o conteúdo, o DCNEI, posterior, é mais moderno, direcionado a colocar a criança como protagonista do processo educacional. Ele fala sobre a importância da interatividade e das atividades lúdicas como ferramentas para trabalhar os conteúdos.
Na intenção de verificarmos como a educação infantil vem sendo constituída no âmbito legal, analisamos os seguintes documentos: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), Plano Nacional de Educação – PNE (2001), Diretrizes Curriculares Nacionais para ...
A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. ... São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece. O fato é que essas ações acontecerão nos campos de experiência.
O primeiro passo à elaboração do currículo da Educação Infantil, que garanta, em sua proposta pedagógica, o respeito às crianças, promovendo seu desenvolvimento, consiste em estudar a Resolução CNE/CBE nº 05/09.
A organização curricular é uma das ações mais importantes do planejamento de um bimestre. Quando o coordenador estabelece uma parceria com os docentes nesse processo, ele garante o acompanhamento e a observação da prática pedagógica, propondo intervenções na prática em sala de aula.
Hoje em dia, a organização do currículo escolar se dá de forma fragmentada e hierárquica, ou seja, cada disciplina é ensinada separadamente e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras recebem mais tempo para serem explanadas no contexto escolar.
Como é definido o currículo Essa base comum é definida pelo Ministério da Educação, devendo ser seguida por todas as escolas, a fim de obter a padronização e uniformidade do ensino.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Para entender certos dados da BNCC é necessário entender sua estrutura. O que a maioria dos profissionais da educação vai procurar diretamente é aquilo que diz respeito ao nível de ensino que trabalha, que é o que interessa, porque não tem tempo suficiente para estudar todo o documento.