Glândulas podem ser classificadas de acordo com o tipo de substâncias que produzem: Endócrinas:quando a secreção é lançada a corrente sanguínea. Exócrina: quando as secreções são lançadas para fora do corpo ou para o tubo digestório. Mistas : quando exerce a função de endócrina e exócrina.
O pâncreas é considerado uma glândula mista, pois possui uma porção endócrina que produz os hormônios insulina e glucagon, além de uma porção exócrina que secreta o suco pancreático e lança no duodeno.
Glândula exócrina é aquela que secreta por dutos ou em uma cavidada. Por exemplo, a glândula sebácea e a sudorípara. Glândula endócrina é aquela que secreta diretamente no sangue (seu produto são os hormônios). Por exemplo, a tireóide (hormônios triiodotironina e tiroxina) e a hipófise.
Trata-se de uma glândula anfícrina (mista), associada ao sistema digestório humano, com uma porção endócrina produzindo hormônio, e outra porção com função exócrina responsável pela síntese do suco pancreático, contendo enzimas que atuam na digestão de carboidratos (amilase pancreática), lipídeos (lípase pancreática) e ...
O suco pancreático é produzido pelo pâncreas e contêm várias enzimas digestórias. Quanto as enzimas e suas funções. é Incorreto afirmar que é produzido pelo pâncreas: A) a amilase pancreática - age sobre amido.