Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado do Pará, era povoada pelos índios Amanaiés, Anambés, Assurinis-do-tocantins, Assurinis-do-xingu, Caiabis, Parakanã, Suruís; Zoés (Tronco Lingüístico: Tupi-Guarani); Aparai, Arara, Katxuyana, Uaianas (Tronco Lingüístico: Karíb); Paracatejê- ...
Sua população é miscigenada, formada a partir de índios, negros e descendentes de imigrantes asiáticos e europeus. Na sua formação, o Pará teve um elevado número de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e japoneses. Além das muitas influências africanas e indígenas.
O Pará possui um vasto acervo cultural, resultado do encontro dos colonizadores portugueses, do índio e do negro africano. Dessa mistura surgiu a gastronomia mais autêntica do Brasil, retratada pelo pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá, o peixe-frito com açaí dentre outros sabores da floresta.
Os portugueses decidiram expandir seus domínios para o oeste, criando o Estado do Grão-Pará e Rio Negro, que englobava tanto o atual estado do Pará como a Capitania de São José do Rio Negro, hoje o estado do Amazonas. O território paraense é coberto pela maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.
No ano de 1616 é criada a Capitania do Grão-Pará, pertencente ao Estado Colonial Português do Maranhão. Em 1751, com a expansão para o oeste, cria-se o Estado Colonial Português do Grão-Pará, que além da Capitania do Grão Pará abrigará também a Capitania de São José do Rio Negro (hoje o estado do Amazonas).
Em 1621, para assegurar a posse do território o Rei Filipe II de Portugal transformou a Conquista do Pará em Capitania do Grão-Pará e, também criou o Estado do Maranhão com sede em São Luiz (formado pelas: Capitania do Grão-Pará, Capitania do Maranhão e, Capitania do Ceará) - renomeado em 1654 para Estado do Maranhão e ...
O relevo do Pará apresenta planície amazônica a norte, depressões e pequenos planaltos. ... O Pará altera regiões de planícies alagáveis como a ilha de Marajó, com a floresta Amazônica, na porção oeste, e campos de pastagens em regiões desmatadas na porção leste. O clima é equatorial, a temperatura média anual é de 27°C.
Pará: melhores atrações
O estado do Pará está localizado na Região Norte do Brasil, apresenta o segundo maior território do país, sendo menor apenas que o Amazonas. ... O relevo do Pará apresenta planície amazônica a norte, depressões e pequenos planaltos.
No estado do Pará, em decorrência do clima equatorial úmido, temos a predominância da Floresta Equatorial Amazônica. Também é possível encontrar a vegetação Campos na Ilha de Marajó e Cerrado na região sul do estado, onde ocorre o clima tropical. ...
Amazonas
região Norte do Brasil
Principais rios Cada bacia hidrográfica é formada por um conjunto de rios. Os principais rios da Bacia do Paraná são: Paraná, Paraná, Grande, Iguaçu, Paranaíba, Tietê, Paranapanema, Ivaí, Tibagi, Pardo, Amambaí, Aporé, Verde, Dourados, Sucuriú.
Dois rios principais – Grande e Paranaíba, que drenam parte das águas dos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo – são os formadores do rio Paraná a partir de sua confluência. Ele tem os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu como seus principais afluentes, todos na margem esquerda.
Os principais rios são: Ribeira de Iguape, Tietê, Paraná, Paranapanema, Grande, Turvo, do Peixe, Paraíba do Sul, Piracicaba, Pardo, Mogi-Guaçu, Jacaré-Pepira e Jacaré-Guaçu. Um dos principais rios que atravessa o estado, o Tietê, faz parte da Bacia Tietê-Paraná.
Afluente do Rio Paraná, o Rio Iguaçu é o maior do Estado em extensão. Formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba na parte Leste de Curitiba, ele deságua nas Cataratas do Iguaçu. São cerca de 1300 km de extensão e 10 pontos de monitoramento do nível de água.
É considerada a maior bacia sedimentar do país, e apresenta uma grande depressão ovalada, formada por rios de planalto, que dificultam a navegação, embora em muitos trechos fluviais o transporte hidroviário seja utilizado, por exemplo, na Hidrovia Tietê-Paraná.
A região hidrográfica do Paraná apresenta grande potencial hidrelétrico, abrigando uma das maiores usinas do mundo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Regiões hidrográficas são espaços territoriais que compreendem uma bacia hidrográfica ou um conjunto de bacias com características naturais e socioeconômicas semelhantes.
O principal rio do estado é o Paraná, sendo que o município de Curitiba localiza-se à margem direita e a leste da maior sub-bacia do rio Paraná, a bacia hidrográfica do rio Iguaçu....Lista de rios de Curitiba.
rio Passaúna
O rio Iguaçu é um curso de água que banha o estado do Paraná....
Parque das Águas tem pescaria e fica perto de Curitiba | Guia Gazeta do Povo.