Você já ouviu falar em queratose pilar? Mais popularmente conhecida como “pele de galinha”, a doença é responsável pelo aparecimento de bolinhas - muitas vezes confundidas com lesões de acne ou foliculite - na região posterior do braço, podendo surgir em outras partes pilosas do corpo.
A principal causa da queratose é a hiperqueratose, ou seja, um acúmulo de queratina causado pelo excesso de produção dessa proteína na pele.
A causa mais comum do problema, de acordo com o profissional, são os tratamentos reconstrutores, como a cauterização. "Quando os cosméticos usados nesses processos é mal aplicado o resultado é o excesso de queratina, uma vez que a substância está presente em alta escala nesses produtos", explicou.
De acordo com a especialista, alimentos ricos em proteínas são boas opções para ajudar o corpo na formação da queratina. Como exemplos, são citados leite e seus produtos derivados, além de ovos, peixes e outros tipos de carnes. Já as fontes de biotina incluem feijão, nozes, cereais integrais, cogumelos e couve-flor.
Essa proteína é produzida em células denominadas de queratinócitos, que são as mais abundantes da epiderme humana. Como qualquer proteína, a queratina é formada por aminoácidos. Ela apresenta uma grande quantidade de resíduos de cisteína, que é responsável por 7% a 20% do total de aminoácidos presentes na queratina.
Proteínas como peixes, ovos, queijos, iogurtes, leguminosas, cereais como a quinoa, carnes brancas e vermelhas, são combustíveis para o corpo fabricar mais colágeno e também a queratina, uma proteína que compõe a estrutura dos cabelos.
A queratina é uma proteína encontrada em humanos e animais. No homem essa proteína está presente nas unhas e cabelo. A composição dessa proteína é de aminoácidos, e um em especial: a cisteína.
A queratina é produzida em células diferenciadas chamadas queratinócitos do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme ( como os cabelos e unhas ) de animais terrestres.
Queratina: Uma proteína encontrada na camada superior da pele, cabelo, unhas e, e em chifres de animais. A queratina é uma proteína que forma as diversas estruturas do corpo, entre elas os cabelos. Ela é formada a partir de aminoácidos, responsáveis pela integridade do fio.
Lave o cabelo com xampu antirresíduo e tire a umidade com a toalha. Aplique a queratina a dois dedos da raiz, mecha por mecha. Espere 15 minutos, retire, passe máscara de hidratação e espere 20 minutos. Enxágue e passe só um pinguinho de condicionador nas pontas.
A falta de queratina ocasiona cabelos quebradiços, sem brilho, sensibilizados, ásperos, porosos e com frizz.
A queratina líquida deve ser aplicada diretamente nos fios. Você vai precisar também de uma máscara de hidratação como uma máscara para cabelos danificados para dar emoliência ao cabelos depois da aplicação do produto.
Saiba como usar a queratina líquida em casa
10 minutos
Se você estava pensando em aplicar a queratina líquida no cabelo seco ou como um finalizador, pode ir esquecendo essa ideia. O produto deve ser usado durante o banho, com os fios úmidos e higienizados. O produto, se usado de maneira errada, pode deixar suas madeixas duras e até causar quebra capilar.
Se o cabelo estiver muito danificado, elástico e frágil, a queratina pode ser usada, e a frequência de uso vai depender do estado do cabelo. De modo geral, a recomendação de uso é de 1 vez a cada 15 dias. Se o cabelo estiver em estado crítico, pode usar semanalmente, intercalando com hidratação/nutrição.
Pré-poo Reconstrutor Tropical 2 colheres de Queratina Vegetal líquida. 1 colher de óleo e Rícino. 1 colher bem cheia de Vinagre de Maçã
Passo a passo do pré-poo e da lavagem para quem tem pontas ressecadas
Tudo vai depender do estado dos seus fios. Se eles estiverem muito danificados e com pontas duplas, você pode fazer a cauterização capilar com queratina líquida uma vez por semana. No caso dos cabelos virgens ou saudáveis, a preocupação é bem menor, então uma vez por mês já é o suficiente.
Esse pre-poo é a solução °1 col de vinagre de maçã ° 1 col de soro fisiológico °1 col de glicerina °1 col de óleo de rícino °3 col de máscara (da sua preferência) °Passe somente nas pontas e deixe agir de 25 a 30 minutos.
O pré poo foi uma invenção das gringas, e significa “antes do shampoo“. São tratamentos rapidex que você faz antes (ou até dentro!) do box e que vão proteger o seu cabelo do shampoo, mas, ao mesmo tempo, vão permitir que seu fios fiquem bem limpinhos. Eles podem ser feitos com máscaras, condicionadores ou óleos.